Conheça as atrações da Vila de Paricatuba, em Iranduba

Vila de Paricatuba, em Iranduba

As ruínas do antigo casarão. Fotos: Amazonas e Mais.

Um casarão do período da belle époque em ruínas é o que primeiro chama a atenção ao chegar na Vila de Paricatuba, no município de Iranduba, a 30km de Manaus. Mas o local reserva outras surpresas, como as belas praias e a visão privilegiada do rio Negro.

O casarão é cercado por árvores centenárias e tem as paredes cobertas de trepadeiras que criam desenhos inusitados. Há guias que contam a curiosa história do lugar, hoje muito procurado para cenário de books fotográficos.

Construído em 1898 para servir de alojamento para imigrantes, o prédio teve várias destinações ao longo dos anos. Chegou a funcionar como casa de detenção e, em seguida, foi transformado no hospital Belisário Pena, para atender e abrigar portadores de hanseníase.

Depois de visitar as ruínas, caminhe até o mirante da virgem, que mostra uma bela panorâmica do rio Negro com Manaus e a ponte Phelippe Daou ao fundo.

A Vila de Paricatuba foi classificada como Patrimônio Histórico Cultural Imaterial do Estado desde 2015. Seu nome deriva de “paricás”, erva alucinógena utilizada em rituais dos povos indígenas da região, e de “tuba”, grande quantidade.

Não deixe de visitar as praias do Inglês, dos Restaurantes, de Paricatuba e do Lago, que oferecem bons momentos de relaxamento e lazer.

Praia de Paricatuba

Praia do Lago, em Paricatuba. Foto: Amazonas e Mais.

Como chegar:

O acesso à Vila de Paricatuba é pela estrada Manoel Urbano (AM-070), passando pela Ponte Phelippe Daou, outro cartão postal da cidade. Você dirige até o KM-21 e quase em frente ao Restaurante do Bosco pega um ramal à direita, seguindo até a vila.

 

Veja matérias completas e fotos do local:

Vila de Paricatuba: ruínas históricas, belas praias e mirante para o rio Negro

Roteiro pelas belas praias de Paricatuba, em Iranduba

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *