
PIM produz 46,9 mil bicicletas em junho com retomada da atividade econômica. Foto: Divulgação
A produção de bicicletas no Polo Industrial de Manaus (PIM) totalizou 46.913 unidades em junho. A Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo) informou que o volume representou alta de 117,3% na comparação com maio deste ano (21.587 unidades), mês em que as fábricas começaram a retomar gradualmente as atividades, em meio à redução dos casos de Covid-19. Em relação a junho do ano passado (58.467 unidades), houve queda de 19,8%.
No primeiro semestre de 2020, a produção totalizou 249.494 bicicletas, correspondendo a uma retração de 36,2% na comparação com o mesmo período do ano passado (391.188 unidades).
Cyro Gazola, vice-presidente do Segmento de Bicicletas da Abraciclo, destacou que o resultado alcançado em junho comprova uma reação do setor, mas reconheceu que a recuperação depende da normalização das operações de varejo.
“O estímulo ao uso da bicicleta como alternativa de mobilidade urbana pelas autoridades seria outro fator importante para a recuperação do segmento”, disse. “A recomendação de utilizar a bicicleta para locomoção durante e pós pandemia nos deslocamentos vem da própria Organização Mundial da Saúde [OMS]. É um modal individual que ajuda a evitar a disseminação do vírus da Covid-19”, completou.
Em relação às perspectivas para o restante do ano, Gazola explicou que ainda não é possível fazer uma análise mais apurada. “Ainda há muita incerteza em todos os setores, não apenas no que se refere à economia. Precisamos acompanhar não só os indicadores, mas também a implementação das medidas de saúde púbica para termos condições de fazer novas projeções”, explicou.
Em junho, a categoria mais produzida foi a Mountain Bike (MTB) com 26.536 unidades. O volume foi 59,3% superior ao registrado em maio (16.657 unidades) e 4,5% maior ante as 25.394 bicicletas fabricadas no mesmo mês de 2019.
Com 19.011 unidades, a categoria Urbana/Lazer ficou em segundo lugar do ranking. Na comparação com maio (4.471 unidades), a alta foi de 325,2% e em relação a junho do ano passado (18.549 unidades), o crescimento foi de 2,5%.
A MTB também liderou o ranking das categorias mais produzidas no primeiro semestre de 2020. Foram fabricadas 151.307 unidades, volume que corresponde a 60,6% de participação no total. Na sequência, vieram Urbana/Lazer (76.077 unidades e 30,5% de participação), Infantojuvenil (15.125 unidades e 6,1%), Estrada (4.576 unidades e 1,8%) e Elétrica (2.409 unidades e 1%).
Veja mais notícias em Economia