11/AGO 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Renomados cientistas participarão de Webconferência ambiental promovida pelo TCE-AM

Publicado em 10 de julho, 2020

Renomados cientistas participarão de Webconferência ambiental promovida pelo TCE-AM

Renomados cientistas participarão de Webconferência ambiental promovida pelo TCE-AM. Foto: Divulgação

Realizada pelo Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), a webconferência “Desmatamentos e Queimadas na Amazônia”, que acontece na próxima sexta-feira (17), promoverá uma discussão acadêmico-científica acerca do crescimento das queimadas e do desmatamento na região amazônica. Para isso, ilustres estudiosos, doutores da área ambiental, foram convidados para palestrar e fomentar o debate ao tema.

Renomados

“A discussão que estamos promovendo busca não somente o debate de ideias, mas, também, a associação do que vem sendo estudado e comprovado pela ciência nos últimos anos. Queremos que o debate resulte em iniciativas que possam ser adotadas pelo poder público em todas as esferas para contermos as queimadas e o desmatamento na região”, afirmou o presidente do TCE-AM, conselheiro Mario de Mello.

As questões serão debatidas por conferencistas renomados no Brasil e no mundo, que poderão, de forma técnica, compartilhar seus estudos.

É caso do presidente do Comitê InternationalGeosphereBiosphereProgramme (IGBP), Carlos Nobre, que será um dos palestrantes do evento. O cientista brasileiro é graduado em um dos mais renomados cursos de engenharia no Brasil, Instituto Tecnológico da Aeronática (ITA), e PhD em meteorologia no Massachusetts Institute of Technology (MIT).

Novos estudos

Carlos Nobre foi pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) por vários anos, além de visitar o exterior por diversas vezes para participar de novos estudos.

Outro profundo conhecedor do desmatamento e das queimadas na Amazônia, o doutor Ricardo Galvão, diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), também fará sua participação. Ricardo é membro da Academia Brasileira de Ciências, sendo eleito pela revista científica Nature como pessoa mais importante da ciência, em 2019.

Especialista em desenvolvimento sustentável, manejo de áreas protegidas e ecoturismo, o doutor Ismael Nobre é outro notório na área ambiental que será um dos palestrantes. Ele obteve especialização e PhD na Universidade de Colorado, nos Estados Unidos, e por diversas vezes levou estudos ambientais sobre o território nacional ao exterior.

Debates

Na mesa de debates estarão presentes o Presidente da Associação Nacional de Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), conselheiro Fábio Nogueira, e o Secretário de Estado de Meio Ambiente (Sema), Eduardo Taveira.

O evento terá transmissão pelas redes sociais da Corte de Contas (YouTube, Facebook e Instagram), além da tradução simultânea em inglês, espanhol e interpretação em Libras. Os participantes que desejarem obter certificado pela participação no evento podem fazer inscrição por meio do endereço https://moodle.tce.am.gov.br/.

Veja mais notícias em Cidade

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.