Oito motos usadas em ‘racha’ são apreendidas em Santa Isabel do Rio Negro

Oito motos usadas em ‘racha’ foram apreendidas em Santa Isabel do Rio Negro. Foto: Divulgação/PC–AM

Oito motocicletas utilizadas no crime de trânsito conhecido popularmente como ‘racha’ foram apreendidas em Santa Isabel do Rio Negro (a 630 quilômetros de Manaus, em linha reta da capital). Os pilotos que conduziam as motos já foram notificados pela Polícia Civil do Amazonas (PC-AM). Segundo a polícia, o crime estava sendo praticado no aeroporto da cidade.

A ação ocorreu na tarde de domingo (5/7), por volta de 15h30. As informações foram divulgadas nesta segunda-feira (6/7). A apreensão foi feita pela 76ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP), em ação conjunta com a Polícia Militar.

Segundo o delegado Aldiney Nogueira, titular da 76ª, o ‘racha’, que é uma disputa entre veículos automotores de forma clandestina, estava sendo praticado no aeroporto Brigadeiro Sérgio Cardador, em Santa Isabel do Rio Negro, por quatro pessoas maiores de idade, que não tiveram as identidade reveladas, e por quatro adolescentes.

O delegado informou que Polícia Militar foi acionada por militares do Exército, que relataram a presença dos jovens e dos adolescentes praticando o crime na pista do aeroporto. “Após a denúncia, nossas equipes, em conjunto com policiais militares, seguiram para o local da ação criminosa. No lugar, constatamos o ato criminoso e imediatamente bloqueamos a saída da pista do aeroporto, momento em que os infratores evadiram-se, deixando os veículos utilizados na disputa clandestina”, comentou Nogueira.

Conforme a autoridade policial, a partir de registros fotográficos feitos pela equipe da Polícia Militar, antes da abordagem, foi possível fazer o reconhecimento dos adolescentes e jovens envolvidos no ‘racha’. Nogueira informou, ainda, que todos já foram notificados.

Procedimentos

De acordo com a PC-AM, os envolvidos serão autuados pelos crimes de disputa de corrida clandestina, por conduzir veículo automotor sem habilitação e por expor a riscos a atividade de aviação.

Os proprietários das motocicletas que estavam com os adolescentes serão autuados pelo crime de permitir, confiar ou entregar a direção de veículo automotor à pessoa não habilitada.

Os adultos envolvidos no ‘racha’ também serão autuados pelo crime de corrupção de menores.

Segundo a Polícia Civil, para os adolescentes, será instaurado um Boletim de Ocorrência Circunstanciada (BOC), que é um procedimento especial previsto na Lei n.8.069/90, do Estatuto da Criança e do Adolescente.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *