
Susam vai desativar Hospital de Combate à Covid-19, na Nilton Lins. Foto: Divulgação/Secom
A Secretaria de Estado da Saúde (Susam) desativará o Hospital de Combate à Covid-19 na Nilton Lins, nesta segunda-feira (6/7). A unidade manterá a ala destinada a pacientes indígenas. De acordo com a secretaria, medida está sendo possível graças à redução do número de internações e óbitos pelo novo coronavírus. “A Susam está trabalhando na reorganização da rede de saúde do Estado”, afirmou.
O hospital, com quase três meses de funcionamento como referência no tratamento de pacientes com Covid-19, foi aberto no dia 18 de abril e conta com 148 leitos, sendo 40 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 108 clínicos. Desses, 59 são leitos da ala montada com o apoio do governo federal para o atendimento exclusivo de indígenas.
Desde a última sexta-feira (3/7), a Susam deu início à reestruturação dos atendimentos no Hospital de Combate à Covid-19 e transferiu 14 pacientes para outras unidades de saúde do Estado, como o hospital de referência no tratamento da doença, Delphina Aziz, na zona Norte de Manaus, e o Hospital e Pronto-Socorro Platão Araújo na zona Leste da capital.

A unidade manterá a ala destinada a pacientes indígenas. Foto: Divulgação/Secom
Conforme dados atualizados até às 11h de sábado (4/7), sete pacientes ainda estavam internados no Hospital de Combate à Covid-19, três indígenas e quatro não indígenas, todos em leitos clínicos.
“Com o encerramento do funcionamento do hospital, toda a estrutura de equipamentos disponibilizada pelo Governo do Amazonas será redistribuída nas unidades da rede estadual de saúde, garantindo, assim, a continuidade dos atendimentos”, informou a Susam.
A Procuradoria Geral do Estado (PGE) recomendou que os pagamentos dos contratos dos prestadores de serviço do Hospital de Combate à Covid-19 sejam feitos a partir de auditagem, para conferir a todos os processos maior transparência.
Em ofício encaminhado à Susam, a PGE afirma que a auditoria vai permitir aferir a efetiva execução dos serviços e a correta liquidação das despesas.
Veja mais notícias em Geral