Empresário Jorge Lima é escolhido presidente da ACA

Empresário Jorge Lima foi escolhido presidente da Associação Comercial do Amazonas. Foto: Divulgação/ACA

Jorge de Souza Lima foi escolhido presidente da Associação Comercial do Amazonas (ACA), por aclamação, na noite desta quarta-feira (3/6). O empresário do ramo da construção civil e a nova diretoria foram aclamados em cerimônia virtual, em razão da pandemia do novo coronavírus. Jorge Lima liderava a única chapa inscrita no pleito. A nova diretoria vai dirigir a entidade pelos próximos dois anos.

A cerimônia virtual, que durou, aproximadamente, uma hora e meia, contou com a participação dos diretores e convidados.  Conforme a ACA, a reunião desta quarta consagrou uma séria de encontros anteriores em que se cumpriram os ritos do processo, levando em consideração a pandemia pelo novo coronavírus.

A associação destacou que, com o consenso de diretores e associados, a aprovação ocorreu sem alterações no estatuto original.

“A maioria dos empresários associados e a diretoria é formada por pessoas de idade avançada, por este motivo, pessoas do grupo de risco para essa doença. Respeitamos as determinações das autoridades e cumprimos religiosamente o que rege o estatuto de uma Entidade que tem 148 anos, onde passaram homens que forjaram as atividades socioeconômicas do Estado do Amazonas”, explicou o presidente da Assembleia Geral, Ismael Bicharra.

Bicharra ressaltou, ainda que, por questões de saúde pública, tudo precisou ser adaptado rapidamente e que essas reuniões virtuais, com o compromisso dos convocados, possibilitaram o cumprimento dos prazos.

Aclamação do presidente e da nova diretoria ocorreu em reunião virtual, na noite desta quarta-feira. Foto: Divulgação/ACA

A chapa aclamada foi inscrita no último dia 25 de maio e traz como presidente Jorge Lima. Associado há muitos anos à entidade, ele também é membro ativo da diretoria na atual gestão. O novo presidente disse que assumirá com o sentimento de unir a classe comercial do Estado.

“União vai nortear a minha gestão. Quero que possamos trabalhar juntos não só internamente entre diretores e associados, mas também com os demais segmentos econômicos e instituições representativas do comércio, da área de serviço e da indústria. Plantei sementes disso nos últimos meses e vejo que é um anseio comum e uma necessidade. A partir daí, enxerguei que poderia avançar e contribuir como presidente desta tão estimada associação. Com união, sei que colheremos bons frutos em breve”, destacou Jorge Lima.

A chapa é formada ainda por membros da diretoria, conselho fiscal e assembleia geral. O mandato será de dois anos.

Quem deixará o cargo, após cumprir dois mandatos consecutivos é Ataliba David Antônio Filho que, como tradição, passará a ocupar o cargo de presidente da Assembleia Geral. Este mandato também será de dois anos e poderá ser prorrogado.

“Creio que a minha gestão foi atípica, pois entrei numa crise [econômica] e saio em meio a uma outra crise [de saúde pública] que foi provocada por essa pandemia, mas confesso que presidir uma entidade centenária como a ACA, com sua importância como primeira entidade empresarial do Estado do Amazonas, é de uma responsabilidade muito grande, principalmente pela grandeza da instituição e o que ela representa. Foi nessa Casa que foram gestadas todas as demais entidades dos diversos setores da economia local, além de guardar a história do empreendedorismo do nosso Estado até o advento Zona Franca, quando nasceram as demais representatividades”, disse.

Ataliba reforçou que a decisão dos membros da entidade. “Em assembleia, optamos – diretoria e associados – por seguir integralmente o estatuto, observando o cumprimento do mesmo. Eu tenho a sensação de dever cumprido, deixo essa centenária ciente que dei minha modesta contribuição”, finalizou.

Posse

Durante a assembleia geral, também foram definidos cargos internos de secretaria. Também foi feito o balanço geral da tesouraria de 01.06.2020 a 31.05.2020 e Orçamento Programa para o período de 01.06.2020 a 31.05.2021 com o parecer do Conselho Fiscal.

A posse do novo presidente e dos membros da diretoria, conselho fiscal e assembleia geral também foi debatida no encontro desta quarta, e deve ocorrer no dia 18 deste mês, data em que a Associação Comercial do Amazonas completa 149 anos de fundação.

Mas, por conta da pandemia, a cerimônia também será virtual.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *