Prefeitura de Alvarães decreta lockdown até 15 de junho e veta venda de bebidas alcoólicas

Prefeitura de Alvarães decreta lockdown até 15 de junho e veta venda de bebidas alcoólicas

Prefeitura de Alvarães decreta lockdown até 15 de junho e veta venda de bebidas alcoólicas. Foto: Divulgação

Mais um município do Amazonas está em estado de lockdown. Desta vez, a Prefeitura de Alvarães, por meio do Decreto 054/2020, determinou a parada total na cidade na última segunda-feira (25).

Com quase 100 casos confirmados de Covid-19 e 6 óbitos pela doença, a cidade paralisa suas atividades a partir das 15h até às 6h, vetando a circulação de pessoas, exceto para os serviços essenciais. A decisão é válida até o dia 15 de junho.

Prefeitura de Alvarães

Além disso, está vetada a comercialização de bebidas alcoólicas. Os serviços essenciais também devem obedecer o horário estipulado no decreto, e encerrar suas atividades presenciais dentro do tempo preciso.

Já farmácias e a área de alimentação (pizzarias, restaurantes, lanchonetes e similares) podem atuar após este horário, seguindo as recomendações de prevenção e delivery.

Também está autorizada a circulação das pessoas que sejam empregados e prestadores de serviços que trabalhem em supermercados, açougues e padarias.

As agências bancárias deverão seguir as orientações estipuladas em decreto, devendo obedecer o mesmo horário. As pessoas que realizam saque na instituição financeira lotérica deverão receber as senhas ainda na fila, devendo ser criado um painel para que as clientes realizem o saque pela ordem de senha.

Caso descumpridas essas decisões, as autoridades competentes estarão autorizadas a aplicar as medidas cabíveis, podendo responder judicialmente às infrações previstas nos artigos 268 e 330 do Código Penal.

Outros municípios

Além de Alvarães, pelo menos mais 7 municípios decretaram lockdown. São eles Tefé, Barreirinha, Novo Airão, Silves, São Gabriel da Cachoeira, Urucará e Itapiranga.

No último boletim divulgado pela Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), o interior do Amazonas possui 17.547 (54,92%) do total de casos confirmados de Covid-19 e 604 óbitos, com uma letalidade de 3,44%. Dos 31.949 casos confirmados no Amazonas até esta terça-feira (26/05), 14.402 são de Manaus (45,08%).

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *