Alunos da rede estadual têm até esta quarta-feira para garantir inscrições no Enem

Alunos da rede estadual têm até esta quarta-feira para garantir inscrições no Enem. Foto: Eduardo Cavalcante/Seduc

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) encerram nesta quarta-feira (27/5). Esse prazo já foi prorrogado pelo Ministério da Educação (MEC). A Secretaria de Estado de Educação e Desporto orienta que os alunos da rede estadual de ensino garantam a inscrição, mesmo sem data definida para realização das provas. O Enem dá acesso às universidades públicas e a faculdades privadas do país.

Na rede estadual, mais de 66 mil estudantes estão matriculados na 3ª série do Ensino Médio e em fase de prestar o exame. Alunos da rede pública de ensino não precisam pagar a taxa de inscrição. Aqueles que ainda não fizeram suas inscrições poderão realizá-las até as 22h59 de quarta-feira, pelo horário de Manaus.

Com a pandemia do novo coronavírus, as provas, que ocorreriam em novembro, foram adiadas de 30 a 60 dias para as versões impressa e digital. Mas, as datas exatas das aplicações das provas dos exames impresso e digital ainda não foram divulgadas pelo MEC.

Apesar de não haver datas definidas para a realização das provas, é importante efetivar a inscrição, lembrou o secretário adjunto pedagógico da Secretaria de Educação, Raimundo Barradas. “Precisamos que, nesse momento, nossos alunos entendam a importância de efetivar a inscrição para que na hora em que as datas forem definidas, eles possam participar”, observou.

As inscrições podem ser realizadas no site https://enem.inep.gov.br/. A coordenadora do Ensino Médio da Secretaria de Estado de Educação e Desporto, Lúcia Andrade, disse acreditar que a prorrogação pode oportunizar que mais estudantes matriculados na 3ª série do Ensino Médio possam realizar o exame.

“A Secretaria de Educação tem mobilizado as escolas e os estudantes para aumentar o número de inscritos. Nesse momento, mesmo com as aulas suspensas, temos orientado com relação à preparação para o Enem, que os estudantes acompanhem as aulas que estão sendo transmitidas. É uma situação emergencial que, nesse momento, pode auxiliar nossos alunos”, afirmou.

Quem não é mais aluno

Pessoas que não estão mais estudando e que já concluíram o ensino Médio também podem se inscrever no Enem. As notas do exame podem ser usadas para ingresso em universidades e institutos públicos por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

Já as Instituições de Ensino Superior (IES) da rede privada usam as notas do Enem para conceder bolsas parciais e integrais por meio do Programa Universidade Para Todos (Prouni).

PUBLICIDADE
Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.