27/JUL 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Presos têm 7 agentes reféns e pedem melhorias, limpeza, remédios e saída do titular da Seap

Publicado em 02 de maio, 2020

Presos tem 7 agentes reféns e pedem melhorias, limpeza, remédios e saída do secretário da Seap

Presos tem 7 agentes reféns e pedem melhorias, limpeza, remédios e saída do secretário da Seap. Fotos: Divulgação

O Corpo de Bombeiros está com três viaturas na Unidade Prisional do Puraquequara (UPP) para dar suporte a qualquer incêndio registrado na rebelião que os internos realizam na prisão neste sábado (2). São um carro de combate a incêndio, uma unidade de resgate e o comandante de socorro.

Presos têm 7 agentes

Segundo informações preliminares, os detentos revoltados atearam fogo em colchões e estariam fazendo a ameaça de um massacre. Um grupo está no telhado da unidade, retirando telhas e jogando em direção aos policiais. Eles gritam o nome da facção criminosa Comando Vermelho (CV) e reivindicam direitos. Também pediram a presença de algum representante da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-AM).

No momento, sete agentes estão em poder dos detentos. Eles exigem a presença da imprensa e dos direitos humanos. Não há informações sobre mortos.

Entre as exigências dos presos estão melhorias na unidade e o pedido de saída do titular da Secretaria de Administração Penitenciária (Seap), coronel Vinícius Almeida. Eles reclamam também de falta de energia, aglomeração e melhores condições de limpeza, além de informarem que não tem remédio para doentes e que “tem gente morrendo”.

Rebelião

Os presos estariam tomando o controle do presídio e ameaçando outros pavilhões. Nas imagens, é possível ouvir gritos e muita fumaça vindo da unidade.

Em nota, a Seap informa que internos da Unidade Prisional do Puraquequara (UPP) iniciaram uma rebelião por volta das 6h deste sábado (02/05).

O Grupo de Intervenção Penitenciária (GIP) e forças de segurança da Polícia Militar do Amazonas (PMAM) – Rondas Ostensivas Cândido Mariano (Rocam), Comando de Operações Especiais (COE), Batalhão de Choque, Companhia de Cães – estão no local e já iniciaram as negociações.

Grades serradas

A rebelião teve início durante a entrega do café da manhã, quando internos serraram a grade de duas celas e fizeram os agentes de socialização de reféns.

No momento, sete agentes estão em poder dos detentos. Eles exigem a presença da imprensa e dos direitos humanos. Não há informações sobre mortos.

Veja mais notícias em Cidade

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.