24/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Governo do Estado busca diálogo com os médicos para aprimorar combate à pandemia

Publicado em 26 de abril, 2020

O novo secretário executivo adjunto da capital da Susam, Ítalo Cortez, tem atuado como um interlocutor entre as partes. Foto: Divulgação/Secom

O Governo do Amazonas informou, neste domingo (26/6), que tem contado com o apoio da classe médica no trabalho de combate ao novo coronavírus (Covid-19). O novo secretário executivo adjunto da capital da Susam, Ítalo Cortez, tem atuado como um interlocutor entre as partes. Na última sexta-feira (24/4), ele esteve reunido com o presidente do Conselho Regional de Medicina do Amazonas (Cremam), José Bernardes Sobrinho, e com o secretário-geral do Cremam, Jorge Akel.

“O objetivo principal é a gente mostrar para a população que nós estamos unidos, o Estado, a Secretaria de Saúde, com todas as classes dos profissionais para que a gente possa atender melhor tanto na pandemia quanto quando acabar a pandemia”, afirmou Ítalo Cortez.

Na reunião, foram pautadas questões como as ações de assistência adotadas pelo Governo durante a pandemia, pagamentos de profissionais, aquisição de insumos e outras demandas que, segundo o presidente do Cremam, fazem a diferença durante esse período de crise.

“Ele [secretário] abriu um canal de comunicação agora com a classe médica e certamente vai melhorar, vai ter um benefício muito grande para a classe dos profissionais. Ele entendeu as nossas angústias, trouxemos nossos problemas, são todas coisas viáveis e possíveis de resolução. Com certeza, isso vem em benefício da população e agora, é o momento de trabalharmos em conjunto”, destacou Bernardes.

De acordo com Ítalo Cortez, todas as demandas e sugestões da classe serão avaliadas pelos setores responsáveis da Susam. “A gente tem que acabar com essa impressão ruim de que a população acha que o culpado pela saúde não está tão boa é da classe de profissionais e agredir os profissionais, verbalizar, gravar vídeos mostrando os profissionais. Todos nós sabemos que existem profissionais de diferentes gabaritos, isso em todas as classes, mas a gente quer estreitar essa relação, mostrar para a população que precisamos de união”, destacou o secretário executivo adjunto da capital da Susam.

Pagamento

O governador do Amazonas, Wilson Lima, determinou o pagamento de R$ 60 milhões a cooperativas médicas e terceirizados da saúde na semana passada. Na última quarta-feira (22/4), foram pagos R$ 20 milhões a profissionais das chamadas ‘áreas meio’, como maqueiros e equipes de conservação e limpeza. No dia seguinte (23/4), foi feito o pagamento de aproximadamente R$ 40 milhões a cooperativas médicas que prestam serviço para a saúde pública do Estado.

A liquidação dos vencimentos foi confirmada durante reunião do governador Wilson Lima com representantes da classe. A programação de pagamentos dos profissionais da saúde foi um dos assuntos discutidos durante o encontro, realizado por meio de videoconferência.

O novo secretário executivo adjunto da capital da Susam, Ítalo Cortez, tem atuado como um interlocutor entre as partes. Foto: Divulgação/Secom

Veja mais notícias em Cidade

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.