28/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Dia do goleiro é celebrado por times de todo o mundo

Publicado em 26 de abril, 2020

Foto: Lucas Figueiredo/CBF

Guarda-redes, goalkeeper, arqueiro. A função tem muitos nomes, mas no dia 26 de abril é comemorado em todo mundo o Dia do Goleiro. Pelas redes sociais, clubes de todas as partes do Mundo celebraram a data.

“Desejo a todos eles que não tomem gol, mas é apenas uma vontade, porque isto é impossível. Ao menos, que não falhem e que as bolas que vierem a entrar sejam indefensáveis para não serem criticados”, declarou Raul Plassmann, que brilhou com a camisa amarela debaixo das traves defendendo a seleção brasileira e clubes como Cruzeiro, Flamengo e São Paulo.

O ex-jogador (1963/1983) destacou que o momento mais difícil na profissão é quando se perde um jogo por culpa do goleiro. “Este erro compromete o time, principalmente se o lance pudesse ser evitado. Caso o time vire a partida, ainda se ameniza”, afirmou Raul.

Segundo ele, atuais donos da camisa número 1 são atletas. “A diferença entre os goleiros do passado e do presente é que eles malham muito, são muito bem condicionados fisicamente. Na minha geração, nós apenas jogávamos futebol. Hoje todo mundo é atleta e alguns jogam bola”, disse.

Segundo Raul, há goleiros espetaculares em atividade, porém citou apenas um como referência no Brasil e no planeta: o brasileiro Alisson Becker, do Liverpool (Inglaterra). Com 27 anos, o gaúcho de Novo Hamburgo faturou praticamente todos os prêmios da posição em 2019 (Troféu Yashin da revista francesa France Football, Fifa The Best para melhor goleiro e Samba de Ouro de melhor brasileiro atuando na Europa).

O Campeonato Inglês está parado por conta do novo coronavírus, mas o melhor do mundo não pára de treinar em casa. Há alguns dias Alisson postou um vídeo e escreveu nas redes sociais: “Não deixe que essa pandemia tire o foco dos seus objetivos! São tempos difíceis, mas assim como a prata e o ouro são provados no fogo, assim Deus nos prova nas tribulações”, destacou.

Celebrações

Pelas redes sociais, clubes de todas as partes celebraram o Dia do Goleiro. A Juventus (Itália) destacou Gianluigi Buffon.

Já o Botafogo exaltou Manga, que completa 83 anos neste dia e não usava luvas para jogar. E o Corinthians celebrou Cássio, que veste a camisa 12 do Timão e já defendeu o clube em 463 partidas, sendo o jogador que mais levantou títulos com o clube paulista.

Fonte: Agência Brasil

Veja mais notícias em Esporte

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.