Interior do AM tem 204 infectados por coronavírus e 65 respiradores, afirmam Susam e FVS

Informações foram divulgadas, nesta quarta-feira (15/4), pela secretária da Susam, Simone Papaiz (à esquerda), e pela diretora da FVS, Rosemary Pinto (à direita). Foto: Reprodução/Secom

O número de casos confirmados do novo coronavírus subiu para 204 no interior do Amazonas. Na coletiva on-line desta quarta-feira (15/4), a diretora-presidente da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM), Rosemary Pinto, informou que 18 municípios do interior registram infectados. A titular da Secretaria de Estado de Saúde (Susam), Simone Papaiz, afirmou que há 65 respiradores distribuídos entre as cidades do interior e que a pasta já adquiriu mais 26 equipamentos para esses municípios.

No interior, com 111 casos positivos, Manacapuru é a cidade que mais preocupa. De ontem para esta quarta-feira, o município registrou mais três óbitos, o que elevou o número de mortes para seis na cidade.

Conforme os dados divulgados nesta quarta-feira, o panorama no interior está assim: Manacapuru tem 111 casos e 6 óbitos; Santo Antônio do Iça tem 10 casos; Itacoatiara tem 15; Iranduba tem 14 casos e 1 óbito; Parintins tem 11 casos e 3 óbitos; São Paulo de Olivença tem 9 casos; Tonantins tem 9 casos; Presidente Figueiredo (6); Tabatinga (3); Anori (3); Careiro Castanho tem 2 casos e 1 óbito; Careiro da Várzea (2); , 2 Lábrea (2); Novo Airão tem 2 casos e 1 óbito; Tefé tem 2 casos e 1 óbito; Anamã (1); Boca do Acre (1) e Manicoré tem 1 caso e 1 óbito.

Respiradores

De acordo com a titular da Susam, Simone Papaiz, no interior há 65 respiradores distribuídos entre os municípios. Ela afirmou que mais 26 foram adquiridos pela secretaria. “Nós estamos aguardando a chegada, a entrega desses respiradores”, disse.

Segundo Simone Papaiz, os respiradores enviados pelo Ministério da Saúde na semana passada foram alocados no Delphina Aziz, em Manaus, para montagem de 20 leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), para onde são levados pacientes graves com Covid-19.

“Lembrando que, juntando todas as informações desse boletim e tudo o que nós falamos até agora, nós juntos – a pesquisa, a Vigilância em Saúde, a Secretaria de Estado, todas demais forças – estão voltadas para que a gente tenha o menor prejuízo possível. Não haverá um resultado positivo ou menos prejudicial se as pessoas não ficarem em casa”, reforçou a secretária, ao destacar a necessidade de isolamento social.

Casos em Manaus

O Amazonas registrou 70 novos casos de Covid-19 de ontem para hoje, elevando o total de infectados para 1.554.

Em Manaus, foram detectados 1.350 desses casos, o que representa 86% do total.

Veja também
1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. ALVARO AUGUSTO OLIVEIRA SOARES disse:

    Já era de se esperar a contaminação nas crianças venezuelanas, que estão expostas nós semáforo s da cidade e ninguém toma uma providência.