Lacc recebe doação de álcool em gel da UEA e destinará a pacientes de triagem na FCecon

Lacc recebeu doação de álcool em gel da UEA e destinará a pacientes de triagem na FCecon. Foto: Divulgação

A Liga Amazonense Contra o Câncer (Lacc) recebeu, na última quarta-feira (8), da equipe da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), a doação de 500 unidades de álcool em gel. O material será utilizado pela equipe da ONG, durante suporte à triagem de pacientes da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), medida adotada pela unidade hospitalar para o controle da transmissão do novo Coronavírus.

A presidente da Lacc, enfermeira oncológica Marília Muniz, explicou que algumas unidades serão doadas a pacientes durante a triagem. “Fomos convidados pela FCecon a participar do serviço de triagem e vamos selecionar algumas pessoas com idade avançada e em situação mais vulnerável, para destinar o álcool em gel 70% e assim ajudá-las a manter a higienização das mãos no ambiente hospitalar”, destacou.

Na triagem, profissionais do hospital, acompanhados das equipes da ONG e da Rede Feminina de Combate ao Câncer do Amazonas, atendem cerca de mil pessoas, diariamente, para encaminhar aos serviços ofertados pelo hospital, como Quimioterapia, Radioterapia, entre outros. A ação segue as orientações estabelecidas por meio da mudança de fluxo da unidade hospitalar, que é referência em cancerologia na Amazônia Ocidental.

“Considerando que grande parte dos pacientes oncológicos são imunossuprimidos, ou seja, têm a imunidade afetada pela doença ou pelo tratamento, a fase de orientação e distribuição de álcool em gel é essencial para evitar que eles acabem contaminados com o Coronavírus, já que fazem parte do considerado grupo de risco”, lembrou Marília Muniz.

A triagem e o acolhimento ocorrem na área externa da FCecon, na entrada do Ambulatório. Se constatado, durante a abordagem, algum caso suspeito do novo coronavírus, a pessoa é encaminhada a uma unidade de tratamento do Governo do Estado.

“Na Lacc, também estamos usando nosso e-mail institucional e perfis das redes sociais, além do site, para informar ao nosso público-alvo, sobre as medidas divulgadas pelas autoridades de saúde, como a OMS (Organização Mundial da Saúde), para conter a pandemia de Covid-19. Sabemos da importância da informação e dos meios eletrônicos nos dias de hoje, para reforçar a prevenção e salvar vidas”, disse.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *