
Ifam fez entrega de máscaras a profissionais da saúde da Policlínica Dr. Danilo Corrêa. Foto: Divulgação/Ifam
O Instituto Federal do Amazonas (IFAM) entregou, nesta quarta-feira (8), um lote com 50 máscaras de proteção facial (face shield) a profissionais de saúde que estão em exercício durante a pandemia da Covid-19. A unidade contemplada com o Equipamento de Proteção Individual (EPI) foi o Serviço de Pronto Atendimento (SPA) e Policlínica Dr. Danilo Corrêa, na zona Norte de Manaus.
As máscaras foram entregues à equipe gestora da unidade de saúde. A intenção é contribuir no combate ao novo coronavírus. Segundo a diretora da policlínica, Patrícia Carvalho, os equipamentos de proteção vão ajudar nesse momento tão delicado.
“O SPA e Policlínica Dr. Danilo Corrêa é uma importante porta de entrada das pessoas que procuram tratamento para a Covid-19. É preciso assegurar a saúde dos profissionais que lutam bravamente na linha de frente contra essa pandemia”, disse.
No momento da entrega, também estiveram presentes a gerente Administrativo/Financeiro, Mercedes Martins, e a gerente de Enfermagem, Edgarda Castro.
De acordo com o reitor do Ifam, professor Antonio Venâncio Castelo Branco, a ação está em sintonia com a missão do instituto. O gestor reafirmou o apoio às ações de enfrentamento à Covid-19.
“Aplicar o conhecimento acadêmico em favor do bem-estar da população só corrobora com a valorização do conhecimento científico que, por sua vez, é validado quando aliado ao conhecimento tradicional. Isso é ciência, é educação para a sustentabilidade”, destacou.
As máscaras são produzidas no Centro de Tecnologia Harlan Marcelice (CTHM), localizado no Campus Manaus Distrito Industrial do Ifam, que faz parte da rede de impressão 3D do modelo Prusa.
A equipe é liderada pelo professor José Fábio de Lima Nascimento e conta com a participação do aluno Alisson Franckin Gomes Noronha e dos professores Marlos André Silva Rodrigues e Hillerman Ferreira Osmidio Lima, além da médica Alice Nascimento, responsável pelo teste e verificação da funcionalidade das máscaras.

Foto: Divulgação/Ifam