Restam apenas 5% de UTIs desocupadas e colapso pode acontecer nos próximos dias

Restam apenas 5% de UTIs

Restam apenas 5% de UTIs, diante da crise do Coronavírus (ilustração)

O secretário estadual de Saúde, Rodrigo Tobias, nega que o sistema de saúde do Amazonas esteja em colapso. “Temos 95% dos leitos de UTI ocupados e apenas 5% disponível. Hoje não, mas nos próximos dias o sistema pode entrar em colapso”, disse, durante coletiva nesta segunda (06/04).

O titular da Susam comentava entrevista em que o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio, afirmou que Manaus já está em colapso. O prefeito apelou por ajuda ao presidente Bolsonaro e adiantou que o Estado está novamente em crise. “O distrito industrial da Zona Franca está parado. Vamos ter problemas econômicos muito sério”, disse.

 

Respiradores

Tobias disse que o Amazonas tem 69 respiradores, 19 prontos para uso e 53 em manutenção. “Esperamos receber até a próxima semana todos de volta”, disse.

O secretário disse que os casos de Covid-19 no Amazonas serão distribuídos nos hospitais Delphina Aziz e Nilton Lins. Delphina receberá os casos graves e Nilton Lins os que ficarão em leitos clínicos. A estratégia foi adotada para organizar o sistema.

 

Novo hospital em sete dias

“Alguns Estados fizeram hospitais de campanha, ocuparam estádios e usaram outras alternativas. Nós tivemos a sorte de ter um hospital pronto e vazio. Hoje estamos na fase dos últimos ajustes e vamos ocupar os 400 leitos clínicos do Nilton Lins. Pode chamar de hospital de Campanha ou Nilton Lins. Nós estamos indo para lá”, disse Rodrigo Tobias.

Novos ventiladores estão sendo comprados, mas o primeiro pregão de compra deu deserto. “Ventilador é o objeto de desejo no mundo inteiro. Abrimos o processo há três semanas e ninguém se habilitou. Agora estamos esperando outros, que virão da China ou dos EUA, se o presidente Donald Trump liberar”, acrescentou.

Subiu para 532 o número de casos de pessoas diagnosticadas com o novo coronavírus no Amazonas. O número de mortos por Covid-19 também subiu para 19, conforme dados divulgados na coletiva on-line desta segunda-feira (6). Manaus concentra 473 casos confirmados e o interior tem 59. Os municípios de Jutaí e São Gabriel da Cachoeira entraram para a lista de cidades com infecções.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *