AM tem 229 infectados e número de casos em investigação salta para 350

Foto: Reprodução/Secom

De ontem para esta quinta-feira (2), os casos confirmados de coronavírus no Amazonas subiram de 200 para 229. São 205 infectados em Manaus e 24 no interior. O município de Tonantins entrou para a lista de casos confirmados, com três infectados. Até agora, o Amazonas registra três mortes de pessoas que tiveram complicações após serem infectadas por Covid-19. O número de casos investigados pelo Laboratório Central do Estado do Amazonas (Lacen-AM) saltou para 350 pacientes.

As informações são do balanço diário do Governo do Amazonas divulgado nesta quinta-feira. A Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM) investiga outros seis óbitos para saber se as pessoas foram vítimas de coronavírus. O Lacen analisou 12 amostras. Até agora, três casos foram descartados e três foram confirmados.

No balanço de ontem, a FVS informou que o Lacen investigava 120 casos suspeitos. Esse número saltou para 350 nesta quinta.

Considerando que o Amazonas tinha 200 casos confirmados até ontem, foram registrados 29 novos casos.

Internados

Na coletiva on-line desta quinta-feira, a FVS-AM confirmou que 35 pessoas estão internadas.

Dos pacientes internados, 18 estão em Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs), para onde vão somente as pessoas em estado grave. As unidades privadas concentram 12 desses pacientes. Os demais estão no Hospital Delphina Aziz, na zona Norte de Manaus.

Interior

No interior, já são 24 casos confirmados, sendo que Tonantins entrou na lista, com três infectados. Veja como está o panorama nos municípios com casos confirmados da doença:  Parintins (3), Manacapuru (6), Itacoatiara (4), Tonantins (3), Santo Antônio do Içá (4), Anori (1), Boca do Acre (1), Novo Airão (1) e Careiro da Várzea (1).

Fora esses casos, há o caso do paciente de Parintins que morreu. Foi o primeiro óbito por Covid-19 confirmado no Amazonas.

Isolamento

Na live desta quinta, o titular da Secretaria de Estado da Saúde do Amazonas (Susam), Rodrigo Tobias, e a diretora-presidente da FVS-AM, Rosemary Costa Pinto foram mais enfáticos ainda sobre a necessidade de isolamento social. Tobias chegou a alertar sobre um possível colapso do sistema de saúde, caso as medidas de restrições não sejam seguidas agora.

“Nós precisamos que a população colabore. Nós temos tem, hoje, um volume quase normal de tráfego de veículos nas ruas”, disse Rosemary.

Ela destacou que há um esforço por parte do setor produtivo e de grande parte da população, mas alertou que é preciso que todos colaborem. “Está havendo um sacrifício muito grande para por parte dos comerciantes, por parte do Distrito Industrial, por parte dos trabalhadores autônomos, que estão sendo instados a ficar em casa, a paralisar suas atividades e, mesmo assim, hoje temos 12 óbitos, dos quais três confirmados, três descartados e seis em investigação”, ressaltou.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *