
Samel deu alta a dois pacientes com Covid-19. Foto: Divulgação/Samel
O hospital Samel anunciou, na tarde desta terça-feira (31), que dois pacientes que estavam internados por conta de infecção pelo novo coronavírus foram liberados. As duas pessoas receberam alta nesta tarde. A rede de saúde decidiu abrir seus dados sobre a pandemia desde o último sábado (28).
A alta dos dois pacientes foi divulgada via rede social. “A equipe Samel acaba de conceder a alta hospitalar a dois pacientes confirmados com o Covid-19 que receberam tratamento adequado enquanto estiveram internados em nossas unidades hospitalares”, diz o texto, que vem acompanhado da foto acima.
Todos os dias, à noite, a Samel divulga seus dados relacionados à Covid-19, no Facebook. Conforme o boletim da segunda-feira (30), aumentou para 20 o número de internados nos hospitais da rede.
No vídeo de segunda-feira, o diretor técnico da Samel, Daniel Fonseca, confirmou que a rede está fazendo uso de cloroquina para tratar seus pacientes graves.
“Nós fazemos o uso do protocolo com cloroquina, de acordo com o Ministério da Saúde, e a Samel montou um comitê de várias especialidades, vários médicos que hoje discutem o que há de mais moderno no mundo, dentro da parte de suplementação vitamínica, dosagem de algumas enzimas, vitaminas, para tentarmos trazer a melhor forma terapêutica para dentro do nosso hospital ou para todos os nossos usuários”, disse o médico, que é o responsável por repassar as informações ao público.
Também na segunda-feira, a Samel anunciou soluções para respiração invasiva e não invasiva.
“Estamos trabalhando intensamente junto ao Distrito Industrial para a construção de ventiladores”, informou o diretor da rede, Luís Alberto Nicolau, completando que a empresa trabalha, inclusive, com institutos norte-americanos, para o uso múltiplo de ventiladores.
Na ocasião, o chefe do setor de Fisioterapia da Samel apresentou uma tecnologia desenvolvida pela empresa. Trata-se de um box, onde é possível isolar o rosto do paciente e trabalhar a parte de ventilação sem o risco de contaminar a equipe de saúde.
“É uma estrutura simples, barata e muito leve, que você pode transportar de um leito para o outro sem o risco de, no caminho, estar contaminando pessoas”, disse o médico Daniel.
Segundo o fisioterapeuta, pacientes que necessitaram de ventilação mecânica foram tratados no box e já estavam próximos de receber alta.

Box ajuda na recuperação de pacientes que precisam de ventilação mecânica. Foto: Divulgação/Samel