10 leitos completos para AM estão parados no aeroporto de SP, diz Susam

10 leitos completos para AM estão parados no aeroporto de SP, diz Susam

10 leitos completos para AM estão parados no aeroporto de SP, diz Susam. Foto: Divulgação

Na live transmitida nesta terça-feira (31) pelas redes sociais do Governo do Amazonas para atualização de informações sobre o novo coronavírus, o secretário de Estado de Saúde (Susam), Rodrigo Tobias de Sousa, informou que 10 leitos completos enviados pelo Ministério da Saúde para o Estado estão parados ainda no aeroporto de São Paulo.

A previsão era de que os leitos chegassem a Manaus hoje. No Amazonas, há 175 casos confirmados da infecção, sendo 12 internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), 9 na rede privada e 3 na pública.

10 leitos

O secretário falou que vários Estados estão no aguardo de equipamentos enviados pelo Ministério da Saúde e que a operação logística de transporte e fechamento de aeroportos tem atrasado essa chegada de material. Ele lembrou que está em execução um plano para ampliar o total de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Hospital e Pronto-Socorro Delphina Aziz, na zona norte de Manaus, que é a unidade referência para o atendimento de pacientes graves da doença no Amazonas. Os 10 leitos enviados, quando disponíveis, vão para o Delphina.

Atualmente, o Delphina Aziz tem 50 leitos de UTI disponíveis para pacientes graves de Covid-19. “Pensando na expectativa de ampliação de leitos, estamos recebendo mais dez leitos do Ministério da Saúde. E pensando em uma fase 2 de ampliação desses mesmos leitos, estamos identificando os respiradores mecânicos que temos na rede hoje e transferindo para o Delphina Aziz”, disse o secretário.

Rodrigo Tobias destacou também que, além dos 50 leitos de UTI, o Delphina Aziz conta com 84 leitos clínicos, que estão disponíveis para pacientes de Covid-19 que precisam de internação, mas que o quadro de saúde não exige cuidados intensivos.

Aeroporto

As operações de embarque e desembarque no Terminal 1 do Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, estarão suspensas temporariamente a partir desta quarta-feira (1). Segundo a concessionária que administra o aeroporto, a medida está alinhada à adequação da malha das companhias aéreas e à sinalização da empresa Azul de interrupção momentânea das atividades devido à pandemia da covid-19.

De acordo com a Gru-Airport, os serviços de restaurantes também serão desativados e o traslado entre terminais e de conexão com a CPTM não mais contemplará o Terminal 1, neste período.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *