Suspensão das aulas na Ufam, que era por 15 dias, agora vale para todo ano letivo

Suspensão das aulas na Ufam

Suspensão das aulas na Ufam: ano letivo está suspenso até o fim da crise, quando calendário será reformulado. Foto: Eliena Monteiro/PMS

A Universidade Federal do Amazonas (Ufam) suspendeu as aulas do primeiro semestre de 2020, por tempo indeterminado. A instituição aguarda o fim da pandemia do novo Coronavírus para definir o novo calendário acadêmico. Em documento, assinado pelo reitor Sylvio Puga, a universidade também suspende as atividades administrativas presenciais.

A decisão ainda será submetida ao Conselho Universitário (Consuni/Ufam). A universidade suspendeu, por tempo indeterminado, as atividades administrativas presenciais, além das atividades acadêmicas da graduação, presenciais ou não presenciais. Essa medida passa a valer a partir do dia 31 de março (próxima terça-feira).

O documento determina que sejam mantidas as atividades consideradas essenciais. Determina, ainda, que a reitoria da universidade tome providências para restabelecer, de imediato, o funcionamento da Ufam, assim que o enfrentamento à pandemia for interrompido.

No documento, a Ufam lista situações que levaram à decisão. Entre elas estão a declaração de pandemia do novo coronavírus pela Organização Mundial de Saúde (OMS), o decreto de calamidade pública no país e a quantidade de universitários em situação de vulnerabilidade social  e econômica “que não dispõem de todos os recursos tecnológicos para acesso aos conteúdos ministrados na modalidade EaD”, o Ensino a Distância.

Clique aqui e leia o documento na íntegra.

Veja também
4 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Beatriz disse:

    Gente, o título está errado. Mudem e deixem de propagar interpretações errada. A ideia a ser passada é a de que o calendário letivo já definido foi suspenso, podendo ser redefinido. A Ufam não cancelou os semestres letivos.

    1. Marcos Santos disse:

      Oi Beatriz. Obrigado pela preocupação. Nós também ficamos preocupados e procuramos a assessoria da Ufam. Chegamos a mudar o título, mas mostramos que estávamos certos. O documento (que está publicado na matéria, na íntegra, e é só interpretá-lo corretamente) mostra que: “O Período-1 e o Período-2 estão cancelados”. No meu tempo, quando estudei na Ufam (faz um tempinho), “Período-1” era primeiro semestre; “Período-2”, segundo semestre. Chequei e soube que permanece assim. Então, se cancela os dois períodos, os dois semestres, cancelou o Ano Letivo. O que será discutido é um novo calendário, um novo Ano Letivo, que, muito provavelmente, incorporará as férias do fim-começo do ano. Fica nosso desejo, de coração, que o prejuízo seja o menor possível para alunos-professores-funcionários. Valeu. Obrigado por sua preocupação.

  2. Thalissa Mestâncio Damaceno disse:

    Não suspendeu o ANO letivo, suspendeu o calendário acadêmico. Já que não conseguiremos encerrar o primeiro semestre conforme o calendário aprovado, o segundo semestre automaticamente precisa ser ajustado.
    Não façam as pessoas a interpretarem de forma equivocada. A matéria precisa de ajuste, ou pelo menos o título.

    1. Marcos Santos disse:

      Thalissa, obrigado pelo comentário. Mas procure a assessoria ou a Reitoria da Ufam. A gente procurou. Publicamos o documento na íntegra – é só ver na matéria. O que está dito? Cancela o calendário escolar. O que é o Ano Letivo? O Calendário Escolar. E a matéria fala que, após a pandemia, o calendário será rediscutido. A Ufam não poderá fazer o segundo semestre sem fazer o primeiro. O Ano Letivo, infelizmente, foi prejudicado pelo Covid-19. Vamos torcer para que tudo seja ajustado e ninguém, professores, alunos ou funcionários, saia prejudicado disso. Obrigado, mais uma vez.

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.