
Suspensão das aulas na Ufam: ano letivo está suspenso até o fim da crise, quando calendário será reformulado. Foto: Eliena Monteiro/PMS
A Universidade Federal do Amazonas (Ufam) suspendeu as aulas do primeiro semestre de 2020, por tempo indeterminado. A instituição aguarda o fim da pandemia do novo Coronavírus para definir o novo calendário acadêmico. Em documento, assinado pelo reitor Sylvio Puga, a universidade também suspende as atividades administrativas presenciais.
A decisão ainda será submetida ao Conselho Universitário (Consuni/Ufam). A universidade suspendeu, por tempo indeterminado, as atividades administrativas presenciais, além das atividades acadêmicas da graduação, presenciais ou não presenciais. Essa medida passa a valer a partir do dia 31 de março (próxima terça-feira).
O documento determina que sejam mantidas as atividades consideradas essenciais. Determina, ainda, que a reitoria da universidade tome providências para restabelecer, de imediato, o funcionamento da Ufam, assim que o enfrentamento à pandemia for interrompido.
No documento, a Ufam lista situações que levaram à decisão. Entre elas estão a declaração de pandemia do novo coronavírus pela Organização Mundial de Saúde (OMS), o decreto de calamidade pública no país e a quantidade de universitários em situação de vulnerabilidade social e econômica “que não dispõem de todos os recursos tecnológicos para acesso aos conteúdos ministrados na modalidade EaD”, o Ensino a Distância.
Clique aqui e leia o documento na íntegra.
Gente, o título está errado. Mudem e deixem de propagar interpretações errada. A ideia a ser passada é a de que o calendário letivo já definido foi suspenso, podendo ser redefinido. A Ufam não cancelou os semestres letivos.
Oi Beatriz. Obrigado pela preocupação. Nós também ficamos preocupados e procuramos a assessoria da Ufam. Chegamos a mudar o título, mas mostramos que estávamos certos. O documento (que está publicado na matéria, na íntegra, e é só interpretá-lo corretamente) mostra que: “O Período-1 e o Período-2 estão cancelados”. No meu tempo, quando estudei na Ufam (faz um tempinho), “Período-1” era primeiro semestre; “Período-2”, segundo semestre. Chequei e soube que permanece assim. Então, se cancela os dois períodos, os dois semestres, cancelou o Ano Letivo. O que será discutido é um novo calendário, um novo Ano Letivo, que, muito provavelmente, incorporará as férias do fim-começo do ano. Fica nosso desejo, de coração, que o prejuízo seja o menor possível para alunos-professores-funcionários. Valeu. Obrigado por sua preocupação.
Não suspendeu o ANO letivo, suspendeu o calendário acadêmico. Já que não conseguiremos encerrar o primeiro semestre conforme o calendário aprovado, o segundo semestre automaticamente precisa ser ajustado.
Não façam as pessoas a interpretarem de forma equivocada. A matéria precisa de ajuste, ou pelo menos o título.
Thalissa, obrigado pelo comentário. Mas procure a assessoria ou a Reitoria da Ufam. A gente procurou. Publicamos o documento na íntegra – é só ver na matéria. O que está dito? Cancela o calendário escolar. O que é o Ano Letivo? O Calendário Escolar. E a matéria fala que, após a pandemia, o calendário será rediscutido. A Ufam não poderá fazer o segundo semestre sem fazer o primeiro. O Ano Letivo, infelizmente, foi prejudicado pelo Covid-19. Vamos torcer para que tudo seja ajustado e ninguém, professores, alunos ou funcionários, saia prejudicado disso. Obrigado, mais uma vez.