04/AGO 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Governador anuncia que AM pode chegar a ter 750 leitos de UTI para atender casos graves de Covid-19

Publicado em 25 de março, 2020

Governador anuncia que AM pode chegar a ter 750 leitos de UTI para atender casos graves de Covid-19

Governador anuncia que AM pode chegar a ter 750 leitos de UTI para atender casos graves de Covid-19. Foto: Reprodução

Trabalhando com um cenário para atender o aumento de casos graves provocados pelo novo coronavírus, o Estado do Amazonas poderá chegar a contar com 750 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), com ampliação da rede hospitalar estadual e privada. O anúncio foi feito pelo governador Wilson Lima, durante coletiva online para atualização dos novos casos de Covid-19 no Estado, nesta quarta-feira (25).

Os leitos na rede estadual serão do Hospital Delphina Aziz, que é referência para o atendimento de pacientes graves do vírus, que hoje tem 50 leitos disponíveis, e do Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV). No Delphina, a capacidade de expansão é para até 350 unidades.

Governador anuncia

Divididas em fases, conforme a necessidade e avanço da doença, a Secretaria de Estado de Saúde (Susam) planeja a ampliação e centralização dos atendimentos graves no Hospital e Pronto-Socorro Zona Norte (Delphina Aziz).

Conforme análise da Organização Mundial da Saúde (OMS), 80% das pessoas acometidas pela Covid-19 apresentam sintomas leves, apenas 20% agravam e, desses, 5% irão apresentar complicações, precisando de internação em UTI.

Questionado sobre a possibilidade do uso de outros equipamentos do Estado, como estádio de futebol, a Arena da Amazônia, para a expansão de leitos, o governador disse que no momento não há essa medida, e que a prioridade é usar os espaços do próprio Delphina Aziz, como estacionamento da unidade hospitalar.

Expansão de leitos

“Diferente dos demais estados, nós temos uma situação no Amazonas em que nós temos capacidade de expansão do quantitativo de leitos dentro de estruturas prontas. Optamos por ampliação de leito nas unidades em que nós já temos leitos, como é o caso do Delphina, que pode chegar aos 350 leitos”, explicou a diretora-presidente da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), Rosemary Pinto.

Como medida preventiva, a Susam definiu que, a partir desta segunda-feira (23/03), o Hospital e Pronto-Socorro Delphina Aziz atuará exclusivamente como unidade hospitalar de retaguarda para os casos graves suspeitos/confirmados da doença.

Veja mais notícias em Cidade

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.