
Para a presidente do TSE, ministra Rosa Weber, debate sobre adiamento de eleições 2020 é precoce. Foto: Carlos Moura/SCO/STF
A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Rosa Weber, se manifestou, nesta segunda-feira (23), sobre as eleições municipais deste ano. Ela disse que a discussão sobre o adiamento do pleito marcado para ocorrer em outubro é “precoce”. Políticos têm defendido o adiamento do pleito em razão da expansão do Coronavírus.
Em nota à imprensa, a ministra se manifestou, pela primeira vez, após políticos defenderem o adiamento do pleito devido à pandemia do novo Coronavírus.
Rosa Weber lembrou que na semana passada o plenário do TSE rejeitou pedido para adiar datas dos procedimentos preparatórios das eleições. No entanto, a presidente disse que “a evolução diária do quadro fático está a exigir permanente reavaliação das providências”.
“Quanto ao adiamento das eleições municipais 2020, entendo cuidar-se de debate precoce, não sendo demais repisar que tem como objeto matéria prevista expressamente no texto constitucional e na legislação infraconstitucional”, afirmou.
No último fim de semana, a hipótese foi levantada pelo ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, para evitar medidas eleitoreiras de combate ao novo Coronavírus. Outros políticos também se manifestaram a favor do adiamento, mas o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, disse que não é o momento correto para discutir o adiamento.
Fonte: Agência Brasil
Veja mais notícias em Política