Governador autoriza estudo com cloroquina no Amazonas

Wilson Lima fez o anúncio do estudo com uso da cloroquina em coletiva on-line. Foto: Reprodução

O governador Wilson Lima informou, nesta segunda-feira (23), pesquisa com uso da cloroquina para combater o Coronavírus. Em entrevista on-line, ele disse que os estudos serão conduzidos pela Fundação de Medicina Tropical, em parceria com a Secretaria de Saúde (Susam), a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) e a Fiocruz. O medicamento será usado em pacientes internados no Delphina Aziz, na zona Norte de Manaus, local onde serão realizados os testes.

As pesquisas já começam nesta terça-feira (24). Segundo Wilson Lima, os estudos ficarão concentrados no Hospital e Pronto-Socorro Delphina Aziz. “Serão pesquisas e testes feitos em pacientes. Nós tivemos, inclusive, a autorização para que esta pequisa começasse aqui no Estado do Amazonas”, informou.

O secretário de Saúde Rodrigo Tobias acompanhou a discussão que envolveu a liberação para o estudo com o uso do remédio no Amazonas. “Essa é uma pesquisa que avalia a eficácia da cloroquina, em associação com outros medicamentos, no combate ao Coronavírus em pacientes”, disse o Tobias.

O titular da Susam acrescentou que é a primeira pesquisa no país com o uso do remédio em pacientes infectados pelo Coronavírus. “O senhor está anunciando e autorizando que essa pesquisa aconteça aqui no Estado do Amazonas. Foi autorizada, inclusive, pelo Conselho Nacional de Ética em Pesquisa, ou seja, tudo dentro das normas da pesquisa, e o estudo pode ser feito em seres humanos. Portanto, é a ciência colaborando no combate ao Coronavírus, começando pelo Amazonas.

A cloroquina já usada no Amazonas para tratar pacientes com malária. O governador lembrou que o Amazonas é referência no combate a essa outra doença tipicamente tropical. “A cloroquina é um medicamento muito antigo. Desde meados do século passado que ele é usado extensivamente no tratamento da malária. E, a partir deste século, começou a ser usada também no tratamento de artrite, reumatoide, lúpus eritematoso e outras doenças autoimunes”, destacou a diretora-presidente da FVS-AM, Rosemary Costa Pinto.

Rosemary afirmou que pesquisas realizadas por chineses, franceses e americanos têm demonstrado eficácia da cloroquina no tratamento de pacientes com Coronavírus.

“Em associação com outro antimicrobiano, o remédio tem [demostrado] 100% de efetividade no tratamento de pacientes graves com o Novo Coronavírus. É importante ressaltar que esses pacientes são pacientes graves”, disse.

Ele alertou que não adianta uma corrida às farmácias para adquirir a cloroquina. “Até porque a Anvisa já declarou que esse, agora, é um medicamento controlado. Portanto, ele só vai ser vendido com receituário especial e para atender essas situações que já são prescritas: tratamento de malária, tratamento de doença autoimune”, lembrou a diretora-presidente da FVS-AM.

Pesquisa

Segundo Rosemary, a pesquisa será significativa para a ciência no Amazonas. “Nós vamos ver qual é a aplicação desse medicamento no nosso ambiente tropical. Até agora, todas as pesquisas foram feitas no hemisfério Norte. Temos uma grande expectativa com essa pesquisa coordenada pela Fundação de Medicina Tropical e apoiada por nós”, destacou.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *