
Imagem mostra simulado para atendimento de caso suspeito do Coronavírus no Amazonas. Foto: Michell Mello/Secom
O Amazonas vai receber, nesta semana, 250 equipamentos de proteção individual (IPIs) para os profissionais de saúde que vão lidar diretamente com os pacientes infectados pelo Coronavírus e casos graves dentro do Hospital e Pronto-Socorro Delphina Aziz, na zona Norte de Manaus. O secretário de Saúde do Amazonas, Rodrigo Tobias, informou, na entrevista on-line desta segunda-feira (23), que os equipamentos foram enviados pelo Ministério da Saúde (MS).
“A partir do dia 25 nós já temos esses equipamentos de proteção individual para esses profissionais, sejam médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem do Delphina Aziz que vão estar devidamente paramentados, para fazerem esse cuidado”, disse.
Rodrigo Tobias esclareceu que os itens de IPIs devem ser tratados de forma diferenciada. “Os EPIs utilizados nos Caics e nos Caimes são diferentes dos EPIs usados no pronto-socorros e nos nossos grandes hospitais”, afirmou.
O secretário destacou que na rede de saúde do Amazonas não há material suficiente para tratar de casos graves, uma realidade que atinge todo o país. “O fato é que nós temos máscaras, mas não temos máscaras N95, que são recomendadas especificamente para tratar com os casos confirmados, principalmente aqueles graves em toda a rede”, explicou. “Há pouca oferta no mercado diante de tudo isso. A produção ainda é pequena diante da necessidade que o sistema de saúde brasileiro precisa”, completou.
Ele listou os itens que o Governo do Amazonas está providenciando para os profissionais de saúde. “A gente está na aquisição de aventais devidos, dos óculos, algumas viseiras”, disse.
De acordo com o Rodrigo Tobias, nesse domingo (22), houve uma reunião com integrantes da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). “Os diretores e os professores da Escola Superior de Tecnologia se prontificaram a produzir capacetes com viseiras específicas para os profissionais. Isso é uma notícia boa porque a gente está numa grande rede de solidariedade”, contou o secretário.
Subiu para 32 o número de casos confirmados do novo coronavírus no Amazonas, de acordo com balanço apresentado nesta segunda-feira, pela Secretaria de Estado de Saúde (Susam) e Fundação de Vigilância Sanitária do Amazonas (FVS-AM. São 31 casos em Manaus e 1 no interior, em Parintins.
Veja mais notícias em Geral