Decreto para transporte fluvial e fecha academias de ginástica no Amazonas

Decreto para transporte fluvial e fecha academias de ginástica no Amazonas

Decreto para transporte fluvial e fecha academias de ginástica no Amazonas. Foto: Divulgação

O governador do Amazonas, Wilson Lima, assinou novo decreto (n⁰ 42.087), nesta quinta-feira (19/03), com medidas complementares para enfrentamento ao novo Coronavírus (Covid-19).

Entre as medidas está a suspensão, por 15 dias, de todos os serviços de transporte fluvial de passageiros, operados por embarcações de pequeno, médio e grande porte, de qualquer natureza, dentro dos limites do Estado, ressalvados os casos de emergência e urgência, a serem definidos pela Agência Reguladora de Serviços Públicos, Delegados e Contratados do Amazonas (Arsepam).

Decreto para transporte

O decreto também suspende, pelo mesmo prazo, as atividades de todas as academias e centros de ginástica, bem como outros estabelecimentos similares. “Essa determinação é aliada com as academias, que entendem que há a necessidade desse controle. Depois do prazo, vamos reavaliar”, disse o governador.

Mudanças de rotina para proteção e evitar aglomeração são as principais recomendações. “Precisamos proteger um ao outro. A gente tem que mudar agora a nossa rotina, e quanto mais rápido a gente tomar essa atitude, mais rápido a gente vai conseguir superar essa situação”, falou o chefe do Executivo, em live transmitida pelas redes sociais do Governo.

Viagens

Wilson Lima explicou que estão proibidas todas as viagens para barcos de passageiros, com exceção do transporte de alimentos, combustíveis e insumos para o interior.

“Temos necessidade de diminuir o máximo possível dessas viagens para impedir que a doença chegue ao interior, onde temos uma população mais vulnerável e nem sempre com as mesmas condições de atendimento na área de saúde como na capital. Se eu tiver um paciente agravado no interior, já tenho preparado UTI Aérea para buscá-lo. Esperamos que isso não ocorra, mas já aumentamos nossa capacidade para o interior”, disse o governador.

Aeroporto

Apesar de ser uma competência do Governo Federal, Wilson Lima frisou que o Governo do Estado também estuda realizar monitoramento no aeroporto internacional Eduardo Gomes.

“Nossa maior preocupação com relação ao aeroporto é com o monitoramento. É algo que estamos discutindo com a Anvisa e com a Polícia Federal, para que nossas equipes possam entrar no aeroporto e fazer esse monitoramento, essa triagem de todo mundo que desembarca. Uma equipe da secretaria de Saúde está reunida com a Anvisa para encontrar esse caminho sem que haja conflitos de competência”, observou o governador.

Comitê

Por conta da situação de emergência na saúde pública do estado do Amazonas, decretada na última segunda-feira (16/03), o governador transferiu o gabinete para o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), onde estão acontecendo as reuniões diárias do Comitê Intersetorial de Enfrentamento e Combate ao Covid-19.

O Comitê Intersetorial de Enfrentamento e Combate ao Covid-19 tem membros da Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas), Casa Militar, Casa Civil, Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), secretarias de Saúde (Susam), Fazenda (Sefaz), Segurança Pública (SSP), Educação e Desporto (Seduc), Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) e Administração Penintenciária (Seap), Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur), Superintendência Estadual de Portos e Hidrovias (SNPH) e Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados e Contratados do Estado do Amazonas (Arsepam).

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *