
TCE cancelou eventos devido ao Coronavírus. Foto: TCE-AM
O conselheiro-presidente do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), Mario de Mello, suspendeu a realização da Semana de Abertura do Ano Letivo da Escola de Contas (ECP), que começaria na segunda-feira (16). O evento teria palestra magna do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Barroso – e o ‘Ouvidoria Day’. A suspensão é em razão das informações recentes sobre o coronavírus. Nesta sexta-feira (13), Manaus confirmou o primeiro caso da doença.
Segundo o órgão, a expectativa de público era de mais de 600 pessoas, entre autoridades, servidores públicos, representantes da sociedade civil e estudantes. “A nova data dos eventos será divulgada pelo TCE em período oportuno”, informou o tribunal.
A decisão foi tomada na noite desta sexta entre o presidente, o ouvidor-geral do TCE, conselheiro Érico Desterro, e a coordenadora da ECP, conselheira Yara Lins dos Santos. De acordo com o TCE, a decisão segue recomendações do Ministério da Saúde (MS), da Fundação de Vigilância Sanitária (FVS e de outros tribunais do país, que orientam a evitar aglomerações de pessoas em ambientes fechados por causa pandemia do coronavírus, que já chegou ao Estado.
A abertura do ano letivo teria a aula magna com o ministro Luís Barroso, que já havia confirmado sua vinda ao Amazonas. Ele desembarcaria em Manaus neste domingo (15), à noite. A programação extensa da ECP, com vários cursos, seguiria no auditório do TCE durante toda a semana.
Já o ‘Ouvidoria Day – evento que reuniria ouvidores e controladores de todo o Estado no TCE – aconteceria na segunda (16), à tarde. Na ocasião, seria celebrado, em sintonia com os 33 Tribunais de Contas do país, o Dia Nacional do Ouvidor. Até sexta-feira, 15 Tribunais de Contas, entre eles o de São Paulo, Santa Catarina e Alagoas, já tinham cancelado os respectivos ‘Ouvidoria Day’.
“Não tenho dúvida da grandiosidade dos eventos, mas hoje, pelo avanço do coronavírus e a confirmação de um caso em Manaus e outros suspeitos, é prudente e responsável não reunir um número tão grande de pessoas em um mesmo lugar. O momento agora é de colaborar no combate”, ressaltou o conselheiro Mario de Mello, ao pedir desculpa a todos que fizeram inscrição e tinham se programado para participar dos eventos no TCE.
“Por precaução, seguindo as orientações dos órgãos competentes, decidimos, com anuência do presidente do Tribunal, conselheiro Mario de Mello, por suspender a realização do evento até uma data oportuna”, informou o ouvidor-geral do Tribunal, conselheiro Érico Desterro.
Segundo a conselheira Yara Lins dos Santos, inscrição dos participantes, continuam válidas. A ECP deverá entrar em contato com os inscritos, posteriormente, para informar as novas datas, assim que forem definidas.
Desde quinta-feira (12), por determinação da presidência, a Diretoria de Saúde do TCE tem intensificado internamente o trabalho de conscientização e prevenção do Coronavírus, distribuindo folder e orientando servidores, estagiários e colaboradores do Tribunal.
Veja mais notícias em Geral