
Santa Casa vai pagar ex-funcionários a partir do dia 11 deste mês. Foto: Divulgação
A Santa Casa de Misericórdia de Manaus vai começar o pagamento dos 119 ex-trabalhadores da entidade, neste mês. A espera durou mais de 15 anos. A cerimônia alusiva ao pagamento será realizada no dia 11. Em novembro do ano passado, o prédio da Santa Casa foi arrematado, por R$ 9,3 milhões, pelo Centro Universitário Fametro, em leilão. Parte desse valor será usado no pagamento dos ex-funcionários.
Além dos trabalhadores, o pagamento também será feito para Fausto Bivaqua, de 62 anos. Em 1970, quando tinha apenas 11 anos, ele foi vítima da explosão das caldeiras da Santa Casa e teve as duas pernas lesionadas. Atualmente, ele anda com dificuldade por conta da amputação da perna direita e, há 50 anos, espera pela indenização. Na época, a explosão causou a morte de três pessoas.
O dinheiro destinado para o pagamento das indenizações foi arrematado com a venda do prédio da Santa Casa de Misericórdia, durante leilão judicial ocorrido no dia 21 de novembro de 2019.

Santa Casa também fará pagamento a Fausto Bivaqua, de 62 anos, que, em 1970, aos 11 anos, foi vítima da explosão no local. Foto: Divulgação
Neste mês de março, 75, dos 119 trabalhadores devem receber os créditos reconhecidos pela Justiça do Trabalho. O restante do pagamento será feito à medida em que for depositado o restante do dinheiro da compra do prédio.
Na avaliação do interventor judicial da entidade, Tiago Queiroz, o Amazonas vive um momento histórico. “A angústia de décadas de espera terá fim. Em tempos de crise econômica, esses recursos são extremamente bem-vindos, pois possibilitarão aos beneficiários – muitos deles desempregados – a melhoria das condições de vida de suas famílias. Foram quase seis anos de incansável trabalho de nossa administração”, destacou.
Dona Maria das Graças Viana, de 57 anos, trabalhou durante 13 anos na Santa Casa. Ela afirmou que o dinheiro será usado para abrir o próprio negócio. “Eu não tinha mais esperança de receber esse dinheiro. E agora estou muito feliz. Sou grata ao Tiago e às pessoas que compraram o prédio. Esse dinheiro servirá para me reerguer no trabalho. Vou cuidar do meu futuro”, relatou.
Tiago ressaltou que sonha em reativar a Santa Casa de Misericórdia. “Estou muito satisfeito com o desfecho da primeira etapa do planejamento, mas é necessário avançar. A partir de agora, a luta será para reativar a Santa Casa de Misericórdia de Manaus como unidade de saúde em outro local da cidade. Esse é o meu objetivo principal”, finalizou.

Para o interventor judicial da Santa Casa, Tiago Queiroz, o Amazonas vive um momento histórico. Fotos: Divulgação
O evento alusivo ao pagamento das indenizações será realizad no dia 11 deste mês, a partir das 9h, no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), na Avenida Joaquim Nabuco, no bairro Centro.
Os diretores da Fametro vão participar da cerimônia.
A Santa Casa foi arrematada pela Fametro, grupo forte na educação superior na capital, durante leilão no Fórum Henoch Reis, na zona Centro-Sul da cidade.
O leilão resultou de ação do Município de Manaus para execução fiscal de dívida ativa.
Na ocasião, a Fametro – que oferece cursos na área da Saúde, incluindo Medicina – informou que pretendia usar o prédio como Hospital Universitário, e que isso seria feito até o final de 2020.
O prédio da Santa Casa de Misericordia fica localizado na rua 10 de Julho, n.º 318, no Centro da capital, em área tombada pelo Município de Manaus e pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O prédio totaliza 8.982,36 m², com o terreno em área de 10.430,26 m² e perímetro de 433,14 m.
O prédio estava abandonado há anos e era utilizado, regularmente, por usuários de drogas que circulam no Centro da cidade. No local, já foram encontrados corpos e ocorreram homicídios.

Prédio da Santa Casa estava abandonado. Foto: Divulgação