
O vinho brasileiro melhorou, diz Ivanhoé Mendes (direita), na foto ao lado dos somelliers Jhonny Tonon (esquerda) e Carlos Silveira (centro)
O sommelier amazonense Ivanhoé Mendes, que também é chef, mudou de opinião em relação ao vinho nacional. Foi depois de especialização na Escola de Gastronomia de Flores da Cunha (RS), próximo à região do Vale dos Vinhedos. O curso foi ministrado pelo professor-doutor, PhD, o italiano Roberto Rabacchino. Foi uma parceria com a Federazione Italiana Sommelier Albergatori Ristoratori (Fisar), ao qual Ivanhoé se tornou filiado. “O vinho brasileiro melhorou muito. Os espumantes já estavam bons e agora os tintos melhoraram. As empresas fizeram investimentos na produção e na formação de enólogos. Vale a pena experimentar”, enfatiza.
Ivanhoé acaba de retornar de viagem pelo chamado País Basco, região cultural localizada na fronteira Espanha-França. Esteve em Bayonne (França) e San Sebastian (Espanha), além das regiões do Douro e Dão (Portugal) e Ribera del Duero (Espanha).
É com base na experiência de visitar diversas regiões produtoras de vinho no mundo, mais o curso de sommelier internacional, que Ivanhoé dá sua receita de harmonização para a Ceia de Natal.
Só para lembrar, vinho pode ser tinto, espumante (champanhe, prosecco, cava etc.), licoroso, rosê… Veja, a seguir, a íntegra da entrevista:
Portal do Marcos Santos – Alguém que vai preparar a Ceia de Natal e pretende ficar bebericando tem alguma opção? É possível chegar à noite sem se embebedar (risos)?
Ivanhoé Mendes – Nesse calor daí – ou mesmo no mormaço -, um rosê vai muito bem. Ou um espumante. Ou você faz jarra com mangas, uvas, laranjas e tangerinas e mistura tudo com um vinho branco. É uma versão da clericot francesa, de forma abrasileirada. Ou faz um bellini, se a mistura for com pêssego e um prosecco. É uma forma de não ficar bebendo apenas o espumante ou o tinto. Se não vai ficar bêbado ou bêbada (risos).
pms.am – Qual é o vinho para harmonizar com a ceia tradicional?
Ivanhoé – A tradição é porco, peru ou bacalhau. Um vinho para não ter erro é um touriga nacional, típico de Portugal. Ou um malbec, argentino, já que os taninos dele são menos agressivos. Se for um cordeiro vai um cabernet sauvignon do Chile ou até brasileiro. O bacalhau vai bem com tintos leves, sem muitos taninos, ou brancos com mais estrutura, como o chardonnay passado em barrica de carvalho. Isso para peru ou porco…
pms.am – … E qual o tinto para o bacalhau?
Ivanhoé – Um tempranillo jovem ou touriga ou um malbec mais frutado. O bacalhau é bem eclético. Com peru também vai bem um pinot noir. Não faz feio não. Tem que evitar vinhos com muito tanino, como os da uva tanat. São pratos que não têm muita gordura e estrutura para aguentar, por exemplo, um cabernet muito robusto. Os espumantes, secos, bruts, são muito bons. Para sobremesa, um moscatel. A Miolo tem um colheita tardia, produzido no Vale do São Francisco, muito bom. Tem o moscato d’asti, italiano, que vai bem como panetone e frutas secas.
pms.am – Fim de ano é também o momento de sonhar as viagens do ano seguinte. É hora de fazer o planejamento. O que você aconselharia, para alguém que queira se embrenhar no mundo do vinho?
Ivanhoé – Vale a pena voltar a ver as vinícolas nacionais. Mudou muito, nos últimos oito anos, a geografia do vinho brasileiro. Aumentou o investimento em tecnologia, voltada para a produção, e também nas videiras. Cada família formou enólogos, engenheiros agrícolas. Na Argentina, vale a pena ver os vinhos de Salta e Cafayate, fugindo de Mendonza. Vale a pena também uma imersão na Califórnia, nos Estados Unidos. Na Europa, após abril, maio, vale a pena conhecer o Piemonte, os Barolos. E a Borgonha, na França, também. Até para fazer a diferença dos vinhos do Velho Mundo com o Novo Mundo.
pms.am – Qual seria um grande tinto para o brinde do fim de ano? Para alguém que tenha um dinheirinho sobrando, mas não queira gastar exageradamente?
Ivanhoé – Vinho com bom custo-benefício? Um Angélica, da Argentina. Um Purple Angel, do Chile. Nacionais, você tem rótulos bem interessantes também, mas são mais difíceis de adquirir em Manaus. Um Caymus, um Opus One, dos Estados Unidos. Ou um Barolo, se estiver na idade boa de beber. Um Bordeaux, antes que se perca. Vale a pena experimentar.
pms. am – Como anda o mercado do vinho em Manaus?
Ivanhoé – Houve uma virada positiva, no fim do ano, mas ainda está tímido, em relação há oito anos. O ICMS é inibidor e acaba prejudicando o comércio e o serviço de restaurantes, além do mercado do vinho como um todo. Quem bebe vinho continua trazendo de fora, entrando em confrarias, fazendo pacotes, se associando a grupos. Todo mundo se vira.
pms.am – Qual o cardápio da ceia de Natal ideal, para você?
Ivanhoé – As pessoas têm isso na cabeça: porco, peru, bacalhau. Não varia muito. Só vai variar na entrada, com uma torta de camarão, mas o principal fica na tradição. Feliz Natal a todos.
Deixe um comentário