24/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Papa aceita pedido de renúncia e Dom Sérgio Castriani deixa Arquidiocese de Manaus

Publicado em 21 de novembro, 2019

Dom

O Papa Francisco aceitou o pedido de renúncia do arcebispo de Manaus, Dom Sérgio Eduardo Castriani. A abnegação foi solicitada após Dom Sérgio apresentar problemas de saúde.

A informação não-oficial foi repassada nesta quinta-feira (21), por fontes próximas da Arquidiocese de Manaus.

Saúde

Em maio deste ano, o arcebispo de Manaus colocou à disposição o cargo por conta de problemas de saúde. Castriani vem lutando há pelo menos cinco anos, quando foi diagnosticado com Mal de Parkinson.

Renúncia

O pedido de renúncia pode ser feito ou por conta da idade compulsória de aposentadoria, que é de 75 anos, ou por problemas de saúde que impeçam o arcebispo de exercer o arcebispado.

Cotado

De acordo com as fontes, o nome mais cotado para substituir Dom Sérgio é Dom Leonardo Steiner, bispo auxiliar de Brasília e ex-secretário da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

O anúncio será feito na próxima quarta-feira (27), quando será divulgada a substituição do arcebispo de Manaus.

Castriani foi nomeado arcebispo de Manaus em 12 de dezembro de 2012 e tomou posse em 23 de fevereiro de 2013.

 

David Batista

Veja mais notícias em Cidade

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.