Conta de luz vai ficar 5,91% mais barata no Amazonas a partir de sexta (1º)

Amazonas

Foto: Arquivo

A diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou nesta terça-feira (29), em reunião pública, redução nas tarifas dos consumidores atendidos pela Amazonas Energia. O efeito médio a ser percebido pelos consumidores de baixa tensão é de uma redução de 5,73%, sendo que para os consumidores residenciais a queda será de 5,91%.

A concessionária atende cerca de 1 milhão de unidades consumidoras em 62 municípios do Estado. As novas tarifas entram em vigor a partir de 1º de novembro.

O pagamento antecipado do empréstimo da Conta ACR, medida adotada pela Aneel dentro de sua Agenda de Desoneração Tarifária, foi um dos principais motivos da queda nas tarifas da empresa. A ação contribuiu com redução de 5,36% no presente reajuste. Em 2018, a tarifa havia sido reajustada em 16,76%.

A quitação da conta ACR ocorreu em setembro passado. O pagamento, que vencia em abril de 2020, foi antecipado após intensa negociação realizada por Aneel, Ministério de Minas e Energia e Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), em um movimento que retirou R$ 8,4 bilhões das contas de luz dos brasileiros até 2020.

Confira os índices que serão aplicados às contas de luz dos consumidores da Amazonas Energia.

Empresa

Consumidores residenciais – B1

Amazonas Energia

-5,91%

Empresa

Classe de Consumo – Consumidores cativos

Baixa tensão
em média

Alta tensão
em média (indústrias)

Efeito Médio
para o consumidor

Amazonas Energia

-5,73%

-6,40%

-5,96%

O efeito médio da alta tensão refere-se às classes A1 (>= 230 kV), A2 (de 88 a 138 kV), A3 (69 kV) e A4 (de 2,3 a 25 kV). Para a baixa tensão, a média engloba as classes B1 (Residencial e subclasse residencial baixa renda); B2 (Rural: subclasses, como agropecuária, cooperativa de eletrificação rural, indústria rural, serviço público de irrigação rural); B3 (Industrial, comercial, serviços e outras atividades, poder público, serviço público e consumo próprio); e B4 (Iluminação pública).
Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.