Conta de luz vai ficar 5,91% mais barata no Amazonas a partir de sexta (1º)

Amazonas

Foto: Arquivo

A diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou nesta terça-feira (29), em reunião pública, redução nas tarifas dos consumidores atendidos pela Amazonas Energia. O efeito médio a ser percebido pelos consumidores de baixa tensão é de uma redução de 5,73%, sendo que para os consumidores residenciais a queda será de 5,91%.

A concessionária atende cerca de 1 milhão de unidades consumidoras em 62 municípios do Estado. As novas tarifas entram em vigor a partir de 1º de novembro.

O pagamento antecipado do empréstimo da Conta ACR, medida adotada pela Aneel dentro de sua Agenda de Desoneração Tarifária, foi um dos principais motivos da queda nas tarifas da empresa. A ação contribuiu com redução de 5,36% no presente reajuste. Em 2018, a tarifa havia sido reajustada em 16,76%.

A quitação da conta ACR ocorreu em setembro passado. O pagamento, que vencia em abril de 2020, foi antecipado após intensa negociação realizada por Aneel, Ministério de Minas e Energia e Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), em um movimento que retirou R$ 8,4 bilhões das contas de luz dos brasileiros até 2020.

Confira os índices que serão aplicados às contas de luz dos consumidores da Amazonas Energia.

Empresa

Consumidores residenciais – B1

Amazonas Energia

-5,91%

Empresa

Classe de Consumo – Consumidores cativos

Baixa tensão
em média

Alta tensão
em média (indústrias)

Efeito Médio
para o consumidor

Amazonas Energia

-5,73%

-6,40%

-5,96%

O efeito médio da alta tensão refere-se às classes A1 (>= 230 kV), A2 (de 88 a 138 kV), A3 (69 kV) e A4 (de 2,3 a 25 kV). Para a baixa tensão, a média engloba as classes B1 (Residencial e subclasse residencial baixa renda); B2 (Rural: subclasses, como agropecuária, cooperativa de eletrificação rural, indústria rural, serviço público de irrigação rural); B3 (Industrial, comercial, serviços e outras atividades, poder público, serviço público e consumo próprio); e B4 (Iluminação pública).
Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *