Vaticano confirma cúpula de governadores da Amazônia para o próximo dia 28

Governadores

Fotos: Alex Pazuello/ Semcom

O Vaticano marcou para o próximo dia 28 a 1ª Cúpula dos Governadores dos Estados da Pan Amazônia. O encontro foi marcado após pedido de governadores de estados brasileiros que compõem a chamada Amazônia Legal.

Conforme o calendário, a cúpula acontecerá no dia seguinte ao término do Sínodo da Amazônia, na Pontifícia Academia de Ciências do Vaticano.

Os países da chamada Pan-Amazônia são Brasil, Colômbia, Equador, Bolívia, Peru, Venezuela, Guianas e Suriname. No Brasil, nove estados compõem a Amazônia Legal: Acre, Amapá, Pará, Amazonas, Rondônia, Roraima e parte de Tocantins, Mato Grosso e Maranhão.

A maioria dos governadores brasileiros já confirmou presença no encontro. Uma carta-convite foi enviada aos governadores de estados em outros países nos quais está assentada parte da floresta.

Oficialmente, o tema escolhido para inaugurar a agenda de encontros dos governadores será “Caminhos e Compromissos para o Desenvolvimento Sustentável da Amazônia”.

O objetivo da Cúpula, de acordo com o teor da carta-convite enviada aos governadores da Amazônia Legal e de outros países, é ampliar o diálogo entre os governos que compõem o território amazônico e a comunidade internacional.

Na oportunidade, os governadores poderão apresentar ao Papa Francisco e aos membros da Pontifícia Academia de Ciências do Vaticano, onde será realizado o encontro, compromissos para o desenvolvimento sustentável da Amazônia.

No documento, os governadores e o chanceler Monsenhor Marcel Sorondo, responsável pela Academia, atribuem aos campos socioeconômicos e político-institucionais a necessidade de um novo e eficaz posicionamento em defesa da Amazônia.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *