02/AGO 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

STF julga nesta quinta possibilidade de redução dos salários de funcionários públicos

Publicado em 22 de agosto, 2019

STF

Foto: STF

O Supremo Tribunal Federal (STF) continua, nesta quinta-feira (22), o julgamento sobre a constitucionalidade de dispositivos da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Entre os pontos, está a possibilidade de redução de jornada e de salários dos servidores públicos por parte de Estados em crise fiscal. 

Mais de 20 dispositivos da lei foram questionados em 2000, pelo PCdoB e por associações de membros do Ministério Público e de tribunais de Contas. 

O STF começou a julgar o caso em definitivo nesta quarta-feira (21), quando 14 dos dispositivos analisados foram votados e mantidos. O restante ficou para hoje. Esta foi a quarta vez que a votação foi adiada.

O processo em questão, a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 2238, pretende invalidar o artigo 23 da LRF, atualmente impedido de ser aplicado por decisão liminar expedida em 2002. O atual relator das ações é o ministro Alexandre de Morais.

Opiniões

Em fevereiro desse ano, a Advocacia Geral da União (AGU) foi favorável à revisão dos impedimentos impostos pela Justiça e também à redução dos vencimentos. A Procuradoria-Geral da República (PGR) defendeu a LRF, mas pediu a inconstitucionalidade do corte nos salários.

Segundo a legislação, caso o limite de despesa com pessoal esteja acima do teto, fica facultado aos governadores e aos prefeitos, assim como aos poderes autônomos, a redução proporcional dos salários dos servidores de acordo com a carga horária de trabalho.

Veja mais notícias em Política

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.