Em São Paulo, Wilson Lima defende ZFM como modelo de preservação ambiental

Em São Paulo, Wilson Lima defende ZFM como modelo de preservação ambiental

Em São Paulo, Wilson Lima defende ZFM como modelo de preservação ambiental. Foto: Secom

O governador Wilson Lima participou, nesta quinta-feira (22), em São Paulo, do Congresso Brasil Competitivo, como integrante de um painel de discussões sobre planejamento de uma agenda para o futuro, ao lado do presidente da Google Brasil, Fábio Coelho e do diretor-executivo de Inovação e Tecnologia da Embrapa, Cleber Soares.

Na ocasião, o governador deixou clara a importância da Zona Franca de Manaus (ZFM) para economia do Amazonas e do país e também como modelo de preservação da Amazônia.

Em São Paulo

No painel, Wilson Lima, Fábio Coelho e Cleber Soares discutiram temas fundamentais para construção dessa agenda para o futuro, como tecnologia, infraestrutura e desenvolvimento sustentável. Nesse contexto, o governador do Amazonas defendeu a necessidade de melhorar a vida de quem vive na região amazônica.

“Se nós estamos pensando no futuro, temos que dar condições às pessoas. Nós estamos preocupados. As ações que nós temos tomado são prova disso, dessa nossa preocupação com a preservação do meio ambiente, do desenvolvimento sustentável, da necessidade que a gente tem de avançar, fazer novas frentes econômicas, mover novas matrizes econômicas”, frisou, ao destacar que a manutenção da ZFM é importante e que o Governo do Estado também tem feito a parte dele ao incentivar novas atividades econômicas, que gerem emprego e renda sobretudo no interior do Amazonas.

Ativos ambientais

“Temos feito a nossa parte entendendo que precisamos desenvolver, mas também precisamos preservar o que temos de ativos ambientais, nossas florestas, nossos rios”, disse Wilson Lima.

Queimadas

O governador do Amazonas destacou, ainda, que as queimadas ilegais no Amazonas estão sendo combatidas e que o Estado tem feito o que é possível para punir quem comete crimes ambientais, além de trabalhar uma relação institucional com o Governo Federal.

“Nós montamos permanentemente um grupo de prevenção e combate às queimadas e incêndios. Só ali na região sul do estado do Amazonas nós temos dois centros multifuncionais e estamos inaugurando mais um centro multifuncional nesse fim de semana, para ajudar nesse controle e também na notificação das pessoas que estão fazendo isso de forma irregular. Inclusive, já identificamos os responsáveis pelo desflorestamento de 100.000 hectares no estado e essas pessoas estão sendo notificadas”, afirmou. Ele acrescentou que o Amazonas também vem construindo uma relação institucional com o Governo Federal.

Desmatamento

“O que nós estamos fazendo é construir uma relação institucional para coibir essas ações de desmatamento e evitar que as pessoas, em algum momento, passem a entender que pode se fazer tudo. A legislação, ela tem que ser respeitada. Entendendo que nós caminhamos para um processo de desburocratização e isso é importante para desenvolver o país, mas desburocratização não significa flexibilização da legislação, principalmente da legislação ambiental”, afirmou Wilson Lima.

Congresso

O governador do Amazonas foi convidado a participar do evento pelo empresário do setor de siderurgia, Jorge Gerdau, presidente do Conselho Superior do Movimento Brasil Competitivo (MBC). O MBC tem contribuído na elaboração da reforma administrativa do Amazonas alinhada à definição do Plano Plurianual (PPA) 2020-2023.

Diversos líderes do governo federal e de empresas privadas participaram dos debates no Congresso Brasil Competitivo 2019. Entre eles o secretário Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia, Carlos da Costa, convidados do setor produtivo, o diretor-geral da CMPC Brasil, Maurício Harger e o diretor-geral Intel Brasil, Maurício Ruiz, que debateram sobre os gargalos logísticos e a infraestrutura digital, concessões e parcerias público-privadas.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *