MP vai analisar 150 procedimentos extrajudiciais em Coari, alguns de corrupção

MP

Foto: Arnoldo Santos/MP

O Grupo de Trabalho (GT) do Ministério Público do Amazonas (MP-AM) em Coari (a 363 quilômetros a oeste de Manaus) vai analisar ao menos 150 procedimentos extrajudiciais no município. Algumas das ações investigam o crime de corrupção e envolvem agentes públicos e empresários.

Ontem, a equipe de quatro promotores de Justiça e três servidores iniciou a atuação do Grupo de Trabalho criado pelo Ministério Público para dar celeridade aos procedimentos de investigação, abertos pelas promotorias locais entre 2017 e 2019. 

Os procedimentos apuram corrupção, tráfico de drogas, atuação de quadrilhas de piratas, entre outros crimes na cidade de Coari. O início dos trabalhos foi oficializado pela Procuradora-Geral de Justiça, Leda Mara Nascimento Albuquerque, que foi ao município acompanhada dos promotores que compõem o GT e servidores especializados em investigações de áreas como contabilidade, por exemplo.

“É uma comarca extremamente complicada do ponto de vista da improbidade administrativa e do criminal, também. Vocês sabem, são conhecedores dos problemas que Coari vive com relação ao tráfico de drogas. Não é simples trabalhar nessa comarca apenas com dois promotores de Justiça. Daí o nosso propósito de criar essa força-tarefa como forma de resolver esses problemas, enfrentados pelos Ministério Público na cidade, mas também aumentar a estrutura. A ideia é criar uma promotoria extrajudicial, para que os procedimentos extrajudiciais sejam cuidados especificamente por um promotor”, afirmou a Procuradora-Geral de Justiça.

Prazo

O Grupo de Trabalho terá, em princípio, 60 dias para apresentar o seu relatório, com possibilidade de prorrogar este prazo por mais 60 dias. Para um dos promotores originais da Comarca de Coari, Wesley Machado, pelo menos 150 procedimentos extrajudiciais serão analisados. Esses procedimentos, que não passam pela esfera da Justiça, são tratados exclusivamente pelos promotores. 

São investigações de vários crimes, como tráfico de drogas, ações de piratas que atacam as embarcações que navegam por aquela região do Amazonas, por onde passa o rio Solimões, e a própria corrupção envolvendo agentes públicos e empresários do município.

Análise

Os processos judiciais, já em trâmite na Justiça de Coari, também serão analisados. “Assim, faremos uma verificação de todos os processos judiciais em que seja exigível uma manifestação do Ministério Público. Além disso, também adotaremos as medidas investigativas ou judiciais para garantir o regular andamento dos diversos processos administrativos instaurados no MP, ambientais, consumeristas, criminais, família e diversas outras matérias. Dentre essas questões, o Grupo de Trabalho também atuará no combate à corrupção na gestão pública (atual gestão e gestões anteriores) e no combate ao tráfico de drogas e à pirataria”, disse Wesley Machado.

O GT foi criado no último dia 13 de agosto para reforçar as investigações em Coari, por parte do MP. Um reforço especial será dado no combate à corrupção.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *