Wilson Lima se reúne com representante do Peru e discute parceria comercial

Peru

Wilson Lima se reuniu com o ministro-chefe da Chancelaria da Embaixada do Peru no Brasil. Foto: Diego Peres/Secom

O governador Wilson Lima se reuniu na sexta-feira (19) com o ministro-chefe da Chancelaria da Embaixada do Peru no Brasil, Ricardo Silva-Santisteban Benza, para discutir a relação logística, industrial e comercial com o Peru. A reunião foi na sede do Governo do Estado e teve a participação do secretário de Fazenda, Alex Del Giglio, e do secretário executivo de Planejamento, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia, Ciência e Inovação (Seplancti), Renato Freitas.

“Nos últimos anos, o Brasil e o Amazonas começaram a discutir com o Peru essa relação, e, agora, nós queremos avançar, tornar algo mais efetivo. A logística fluvial, por meio do Peru, favorece o fluxo comercial e é essa rota que temos discutido em detalhes”, afirmou Wilson Lima.

Durante a reunião, Wilson Lima destacou o enorme potencial do Amazonas para parcerias com o Peru. Já existe, por exemplo, um fluxo de venda de motocicletas em Lima, capital peruana, mas a ideia é ampliar as exportações para o país vizinho, que tem muitos acordos com países asiáticos e importa televisores da Coréia, por exemplo.

Rota Paita-Manaus

Além disso, o governador explicou o interesse do Amazonas na rota comercial via Peru, que inicia no porto de Paita, no oceano Pacífico, seguindo por rodovia até o porto de Yurimaguas, que foi inaugurado em 2017. De lá, já por via fluvial, chega à cidade de Iquitos, em seguida entra no Rio Solimões, já em Tabatinga, e segue até Manaus. São cerca de 941 quilômetros de rodovias e 2.780 quilômetros de hidrovias de Paita até Manaus.

“Essa rota pode ser percorrida em aproximadamente 12 dias. Atualmente, a rota logística do Pacífico até Manaus é realizada pelo Canal do Panamá e leva cerca de 24 dias e temos discutido essa alternativa”, explicou Wilson Lima.

Suframa

Durante a tarde, uma reunião foi realizada na Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), já com a participação do superintendente Alfredo Menezes, o deputado federal Alberto Neto, os representantes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), da Marinha, e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Foram apresentados os projetos do que já está em andamento e do que já foi realizado na parceria entre os dois países. Um dos projetos apresentados diz respeito ao calcário. O Peru tem interesse em instalar uma indústria em Tabatinga.

Para o titular da Seplancti, Jorio Veiga, a implementação fortalece o comércio entre os dois países. “Essa parceria vai trazer desenvolvimento para a região de fronteira, já que Tabatinga passa a ser uma cidade-chave na rota”, disse Jorio Veiga.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *