Garantido faz festa na tradicional matança do Boi, em Parintins 

Matança do boi Garantido

A tradicional matança do boi Garantido ocorre sempre no dia 17 de julho.

Texto e fotos: Peta Cid

A dramatização do auto do boi e a tradicional matança do Garantido marcaram a festa de encerramento das atividades do vermelho e branco na Baixa do São José, em Parintins, na noite de quarta-feira, dia 17.

O título de campeão do Festival Folclórico de 2019 foi mais um motivo para reunir torcedores que acompanharam o Garantido na última saída pelas ruas da cidade.

A encenação  da matança é realizada todos os anos na noite de  17 de julho no Curralzinho da Baixa, de onde os brincantes saem pelas ruas dos bairros São José Operário e São Benedito, comemorando o fim da temporada bovina.

Pelas ruas próximas ao curral, os torcedores do bumbá acompanharam os batuqueiros e vaqueiros cantando toadas antológicas, seguindo pelas ruas Lindolfo Monteverde, São Benedito, Nações Unidas, Rui Araújo, voltando à Rua Lindolfo até Curral tradicional da antiga Baixa da Xanda.

A filha de Lindolfo Monteverde, Dona Maria do Carmo Monteverde, de 81 anos, surpreendeu pela vitalidade e no trajeto tirou versos da matança do boi e antigas toadas do bumbá.  O apresentador Israel Paulain chamou a atenção dos participantes dizendo “aqui está a tradição nos versos da filha de Lindolfo Monteverde, criador do Garantido”.

Na chegada ao curral o auto do boi foi encenado, o Garantido morreu e pela tradição só deve reaparecer no próximo ano. Na dramatização da brincadeira, o boi foi rodeado de vaqueiros, alguns com mais de quarenta anos participando do auto. O Garantido tentou a fuga, mas foi laçado pela vaqueirada.

O  vermelho e branco tem várias datas de referência na temporada bovina. São realizadas duas ladainhas, no dia 12 de junho em homenagem a Santo Antônio e 24 em honra a São João. No dia 17 de julho, a matança. As rezas acontecem  há 77 anos, conta dona Maria do Carmo.  “Meu pai Lindolfo Monteverde mandou rezar a ladainha de Santo Antônio por causa do nome da minha mãe que era Antônia. E meu avô já fazia a homenagem. No dia 24 de junho é a ladainha de São João, que ele fazia para pagar a promessa quando ficou muito doente com 14 anos”, explica.

 

Matança do Garantido

No dia da matança, foi o neto de Lindolfo, Dé Monteverde, que organizou a encenação. Ele disse que o auto do boi tem registros do século passado e desde 1920 foi iniciado por seu avô.

Outra participante da festa foi Maria das Graças Oliveira, que mesmo na cadeira de rodas fez questão de vestir as cores do boi e participar da festa da matança.

Nesta quinta-feira, 18, o Garantido ainda reúne brincantes para um churrasco finalizando os eventos. O local escolhido este ano é a residência da família do saudoso pescador Euclides Porrotó, famoso pelos movimentos com o rocar, o antigo xeque xeque. Lá será servida também uma Caldeirada.

Com a rivalidade sempre em alta em Parintins e a perda do título de tricampeão pelo Caprichoso, os torcedores azuis não perdem tempo e exploram nas redes sociais a comemoração da morte do rival, anunciando em tom de brincadeira que o touro negro deveria assumir o posto de campeão.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *