
Foto: Divulgação
Na próxima quarta-feira (17), em Santa Fé, na Argentina, na 54ª Cúpula do Mercosul, será celebrada assinatura de acordo para o fim da cobrança de roaming entre os países integrantes desse bloco econômico. A informação foi confirmada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). A cerimônia contará com a presença do presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, e dos presidentes da Argentina, Paraguai e Uruguai.
O roaming é o envio e recebimento de dados via redes fora do serviço de área coberta por sua operadora. Ao viajar para outro país, o usuário consegue usar dados móveis, como internet e ligações, porque sua operadora “empresta” o sinal de uma companhia local, permitindo o acesso.
Essa troca de dados é possível devido a um acordo de roaming assinado entre as operadoras, onde cada uma delas define as condições e estruturas que seus clientes usarão. Esse serviço normalmente é cobrado e precisa ser habilitado pelo usuário.
Acordo
Nos últimos meses, a Anatel e o Ministério das Relações Exteriores (MRE) trabalharam para a construção do acordo. “Cuida-se de uma agenda positiva não apenas para os consumidores do Mercosul, mas também para a integração econômica e digital dos países membros”, afirma o presidente da Anatel, Leonardo de Morais, que também compõe a delegação brasileira que vai à Argentina nesta quarta.
A medida se alinha com as práticas da União Europeia, que aboliu a cobrança de roaming internacional em junho de 2017. Nos 28 Estados-membros do bloco, o usuário paga os mesmos preços praticados pela operadora da qual é cliente nos serviços de ligações telefônicas, SMS e internet móvel, independente de onde estiver.
Veja mais notícias em Economia