Primeira noite do Festival Folclórico de Parintins reúne mais de 12,5 mil pessoas

Primeira noite do Festival Folclórico de Parintins reúne mais de 12,5 mil pessoas

Primeira noite do Festival Folclórico de Parintins reúne mais de 12,5 mil pessoas. Fotos: Bruno Zanardo e Herick Pereira/ Secom

Mais de 12,5 mil pessoas assistiram, na noite desta sexta-feira (28/06), às apresentações de Caprichoso e Garantido na abertura do 54º Festival Folclórico de Parintins.

Primeira noite

O início da noite foi marcado pela entrega do certificado de Patrimônio Cultural do Brasil aos presidentes dos dois bumbás, no Centro Cultural de Parintins (Bumbódromo). A solenidade, que teve a presença do governador do Estado, Wilson Lima, simbolizou o reconhecimento, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), do complexo cultural do Boi-Bumbá do Médio Amazonas e Parintins como patrimônio cultural do país.

Realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (SEC), o Festival Folclórico de Parintins segue até domingo (30/06). As apresentações iniciam às 20h, e cada boi tem até 2h30 para evoluir na arena. A apuração será na segunda-feira (1º/07), às 15h30.

Cultura

O secretário estadual de Cultura, Marcos Apolo Muniz, destacou a tranquilidade com que o evento transcorreu. “Tivemos uma noite linda, um espetáculo grandioso dos dois bumbás prestigiado por um público que lotou o Bumbódromo e, ainda assim, sem incidentes relevantes”, observou, acrescentando que havia, no Bumbódromo, 150 seguranças contratados para o evento, além de efetivo da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.

Apolo ressaltou que a organização do festival é resultado de um planejamento iniciado ainda no início do ano e de um trabalho integrado entre diversas secretarias.

Bumbás

Com o tema “Nós, o Povo”, o Garantido foi o primeiro a se apresentar e levou para a arena quatro alegorias, 450 batuqueiros e 3 mil brincantes para falar das lutas e da união.

Já o Caprichoso presentou o público com “Um Canto de Esperança para Mátria Brasilis”, exaltando figuras femininas. Seis alegorias, 600 marujeiros e 2.500 brincantes abrilhantaram a última apresentação da noite.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *