Caprichoso: do caos à utopia, boi emociona ainda com Arlindo Jr

Caprichoso: do caos à utopia, boi emociona ainda com Arlindo Jr

Caprichoso: do caos à utopia, boi emociona ainda com Arlindo Jr. Fotos: Vinicius Cid/ PMS; Weliton Nunez e assessoria Caprichoso

A noite da “Mátria Brasilis: do Caos à Utopia”, do Boi Caprichoso, começou com mito da criação Dessana, a deusa Yêba Buró, que faz surgir o inverso, a luz, a terra, água, ar, o fogo e o éter dando forma a natureza de indescritível beleza. Alegoria do artista Lenilson Bentes, o Mag e equipe trouxe a porta-estandarte Marcela Marialva.

Caprichoso

A Lenda Amazônia Mura-Pirahã: Três Preces de Esperança do artista Fernando Carivardo se transformou em plena arena, saindo das escuridão para a recriação do mundo com pássaros que coloriram a arena.

Festa de Um Boi Brasileiro foi a Exaltação Folclórica do Caprichoso, num cenário do Brasil colonial, simbologias, igrejas barrocas, malocas indígenas.

A consolidação da brincadeira do boi como patrimônio da cultura imaterial do Brasil foi destacada. Alegoria do artista Glaucivan Silva passou por transformações na arena trazendo o Boi, o amo Alexandre Azevedo e a Sinhazinha da Fazenda, Valentina Cid. O vestido se transformou em plena arena.

Figura típica

O Mateiro da Amazônia, Figura Típica Regional trouxe a Rainha do Folclore, Cleise Simas.

O ritual Yanomami, a Cura da Terra, alegoria do artista Juscelino Ribeiro fechou a noite mostrando a devastação da floresta com a chegada dos não índios e a pajelança em busca da cura da mãe-terra de suas mazelas. O pajé Neto Simões levou a galera ao delírio com sua performance e a fantasia de transformação.

Dois momentos emocionantes do Caprichoso foram a presença do ex-levantador de toadas, Arlindo Junior e do pajé yanomami Davi kopenawa, membro da ONU.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *