25/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Quatro postos de Manaus são multados por aumento nos preços dos combustíveis

Publicado em 01 de junho, 2019

Fiscalização nos postos de combustíveis

A fiscalização nos postos ocorreu para coibir a prática de preços abusivos. Foto: Nathalie Brasil/Semcom

A Prefeitura de Manaus autuou quatro postos de combustíveis na tarde de sexta-feira, 31/5, durante fiscalização em postos de combustíveis, para averiguar o aumento que ocorreu no último dia 30, coibindo a prática de preços abusivos. De R$ 3,99, o preço da gasolina saltou para R$ 4,59 em alguns postos das zonas Sul e Centro-Sul. A ação foi realizada pela Secretaria Municipal de Defesa do Consumidor e Ouvidoria (Semdec), antigo Procon Manaus.

Os donos dos postos de combustíveis têm autonomia para definir os preços cobrados pelo litro da gasolina, do etanol e do diesel, mas aumentos injustificados na bomba podem ser considerados abusivos, por se tratarem de itens essenciais de acordo com a Lei 1.521/51.

Durante a fiscalização são analisadas as notas fiscais de compra e venda dos combustíveis, o fornecimento de notas fiscais aos consumidores, formas e condições de pagamento. “Elevações de preços sem justa causa”, é prática condenada pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC), em seu artigo 39, inciso 10.

“A Semdec, como todo manauara, foi surpreendida, hoje com esse valor de R$ 4,59. Temos aí R$ 0,60 centavos a mais, 15% de aumento. E nós acompanhamos a mudança de preço da Petrobras”, destacou o secretario interino da Semdec, Rodrigo Guedes, ao exemplificar que há duas semana houve uma redução de R$ 0,10 centavos e que no dia de hoje foi anunciada uma nova redução.

“Mesmo assim, os postos estão aumentando. Por isso, estamos notificando, para que eles apresentem mais uma vez a documentação de compra. E se a gente confirmar que não houve um aumento considerável na distribuidora, fica muito claro a abusividade. Em conversa com o prefeito Artur Virgilio Neto, foi definido como prioridade o combate a ações que encareçam ainda mais o custo de vida da população”, afirmou Guedes.

Os postos de combustíveis têm dois dias para apresentar a justificativa do aumento no valor da gasolina. Essa é uma das ações da Prefeitura de Manaus para garantir que o consumidor não seja lesado.

Caso o motorista suspeite de cobrança abusiva, pode denunciar o posto pelo ‪0800 092 0111, Whatsapp ‪(92) 98842-3030 ou através das redes sociais.

“Apesar da ação não garantir o ressarcimento do dinheiro pago, ela pode ajudar a inibir a prática que prejudica o consumidor. Se o aumento excessivo for comprovado, o posto pode ser multado severamente”, concluiu Rodrigo.

Veja mais notícias em Cidade

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.