
Foto: Augusto Ferreira
O presidente executivo da Unimed Manaus, Sergio Ferreira Filho, disse que a cooperativa de médicos estima negociar todas as dívidas em três meses. A cooperativa médica tem dívida de R$ 400 milhões.
Ferreira participou de reunião na Comissão de Defesa do Consumidor (CDC) da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), nesta segunda-feira (27), com órgãos de defesa do consumidor para esclarecer aos 45 mil usuários do plano sobre a atual situação da cooperativa.
Segundo o deputado Álvaro Campelo (PP), a reunião foi proposta no sentido de conhecer a saúde financeira da empresa, para que uma resposta segura seja dada aos clientes. “O objetivo da reunião foi alcançado, que era obter informações a respeito da situação financeira em que se encontra a Unimed, bem como, as medidas que estão sendo adotadas para assegurar o atendimento aos usuários. Estaremos vigilantes, acompanhando todo o processo, a fim de resguardar os direitos de todos os consumidores”, garantiu o deputado, que é membro da comissão.
Crise
A Unimed Manaus passa por uma grande crise em suas finanças com uma dívida de R$ 400 milhões, o que fez a entidade entrar na mira do Regime Fiscal da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), que recomendou, ano passado, a venda da carteira de clientes à outra cooperativa, após constatar anormalidades econômico-financeiras e administrativas graves, que colocavam em risco a continuidade do atendimento. Na Justiça Federal, a cooperativa conseguiu uma liminar para não ser vendida e continuar operando no mercado.
A expectativa, segundo Sérgio Ferreira, é que todas as dívidas da Unimed Manaus estejam negociadas em até três meses. “De janeiro a maio, a empresa está operando em equilíbrio. O problema são as dívidas do passado. Temos uma dívida de tributos federais, estaduais e municipais que está sendo alongada para que a empresa continue funcionando. Estamos confiantes que, em breve, vamos conseguir reverter essa situação, mantendo firme nosso compromisso de prestar um serviço de qualidade e humanizado para nossos usuários”, afirmou Ferreira.
Números
Hoje, a empresa possui 529 médicos cooperados e 45 mil usuários (o que representa 1/3 do que a empresa possuía), de acordo com o presidente do Conselho Fiscal da Unimed Manaus, Jesus Pinheiro.
OPERANDO EM EQUILÍBRIO? SÓ SE FOR PORQUE ESTÁ EXPLORANDO OS ASSOCIADOS. ATENDIMENTO PELO SUS SAI MAIS RÁPIDO. OS ASSOCIADOS ESTÃO SENDO HUMILHADOS E EXPLORADOS DESCARADAMENTE.