UNIMED Presidente diz que dívidas devem ser negociadas em três meses

Foto: Augusto Ferreira

O presidente executivo da Unimed Manaus, Sergio Ferreira Filho, disse que a cooperativa de médicos estima negociar todas as dívidas em três meses. A cooperativa médica tem dívida de R$ 400 milhões.

Ferreira participou de reunião na Comissão de Defesa do Consumidor (CDC) da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), nesta segunda-feira (27), com órgãos de defesa do consumidor para esclarecer aos 45 mil usuários do plano sobre a atual situação da cooperativa.

Segundo o deputado Álvaro Campelo (PP), a reunião foi proposta no sentido de conhecer a saúde financeira da empresa, para que uma resposta segura seja dada aos clientes. “O objetivo da reunião foi alcançado, que era obter informações a respeito da situação financeira em que se encontra a Unimed, bem como, as medidas que estão sendo adotadas para assegurar o atendimento aos usuários. Estaremos vigilantes, acompanhando todo o processo, a fim de resguardar os direitos de todos os consumidores”, garantiu o deputado, que é membro da comissão.

Crise

A Unimed Manaus passa por uma grande crise em suas finanças com uma dívida de R$ 400 milhões, o que fez a entidade entrar na mira do Regime Fiscal da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), que recomendou, ano passado, a venda da carteira de clientes à outra cooperativa, após constatar anormalidades econômico-financeiras e administrativas graves, que colocavam em risco a continuidade do atendimento. Na Justiça Federal, a cooperativa conseguiu uma liminar para não ser vendida e continuar operando no mercado.

A expectativa, segundo Sérgio Ferreira, é que todas as dívidas da Unimed Manaus estejam negociadas em até três meses. “De janeiro a maio, a empresa está operando em equilíbrio. O problema são as dívidas do passado. Temos uma dívida de tributos federais, estaduais e municipais que está sendo alongada para que a empresa continue funcionando. Estamos confiantes que, em breve, vamos conseguir reverter essa situação, mantendo firme nosso compromisso de prestar um serviço de qualidade e humanizado para nossos usuários”, afirmou Ferreira.

Números

Hoje, a empresa possui 529 médicos cooperados e 45 mil usuários (o que representa 1/3 do que a empresa possuía), de acordo com o presidente do Conselho Fiscal da Unimed Manaus, Jesus Pinheiro.

Veja também
1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. ELIZABETH disse:

    OPERANDO EM EQUILÍBRIO? SÓ SE FOR PORQUE ESTÁ EXPLORANDO OS ASSOCIADOS. ATENDIMENTO PELO SUS SAI MAIS RÁPIDO. OS ASSOCIADOS ESTÃO SENDO HUMILHADOS E EXPLORADOS DESCARADAMENTE.