Após 9 dias e sem sinais de corpos, bombeiros encerram buscas em Novo Aripuanã

Nove dias e sem sinais de corpos, bombeiros encerram buscas em Novo Aripuanã

Bombeiros encontraram dois corpos vítimas de queda de helicóptero, que estava desaparecido desde o dia 6. Foto: Divulgação

Equipes do Corpo de Bombeiros do Amazonas encerraram neste domingo (19) as buscas pelos dois passageiros desaparecidos após a queda e achado dos destroços do helicóptero de prefixo PT-YTJ, nas proximidades do Município de Novo Aripuanã (distante 253 quilômetros de Manaus), no Sul do Amazonas.

A aeronave estava desaparecida desde o dia 6 e foi localizada no dia 10, sexta-feira passada, durante buscas e voos da Força Aérea Brasileira (FAB) na região. Foram nove dias de busca na região.

Encerradas

Após realizarem diversos procedimentos de buscas em mergulho e por terra, cobrindo um perímetro de mais de 1 quilômetro vasculhado na selva, não foram encontrados indícios de desaparecidos.

Durante as buscas, os bombeiros também não localizaram sinais de possíveis pessoas perdidas nas floresta, o que poderia indicar que os dois passageiros poderiam ter sobrevivido à queda. A vastidão no rio e da selva no local dificultaram as buscas.

Neste momento, a ocorrência segue para a parte pericial, junto a Aeronáutica e Polícia Civil.

Bombeiros

Uma equipe do Corpo de Bombeiros, composta de cinco bombeiros militares do Pelotão Fluvial e Batalhão de Incêndio Florestal e Meio Ambiente (BIFMA), foi destacada para atuar na região desde o dia 10.

Devido ao estado em que os dois corpos resgatados se encontravam, a identificação só será possível por meio do Instituto Médico Legal (IML).

Capitão Marimar informa que buscas seguem teoria de passageiros terem pulado da aeronave antes do impacto

Capitão Marimar informa que buscas seguem teoria de passageiros terem pulado da aeronave antes do impacto. Foto: Reprodução

Buscas

Em um vídeo gravado pelo capitão Marinar Machado Marques, subcomandante do Batalhão de Bombeiros Especial do CBMAM, os bombeiros passaram a trabalhar uma nova linha de buscas, com base em informações de populares que teriam observado o helicóptero já em pane.

Segundo o capitão, os corpos encontrados foram do piloto e do passageiro que estava ao seu lado. Conforme Marimar, um morador viu a aeronave pairar durante dois minutos antes de começar a cair e uma teoria é que os dois passageiros possam ter se lançado nesse momento.

Mas na mata vasculhada, conforme o perímetro de voo, não foram encontrados vestígios de corpos ou de pessoas que pudessem estar perdidas na floresta.

Pulado antes de bater

“Dois não estavam na aeronave. Acreditamos que possam ter pulado antes do helicóptero sofrer o impacto. Vamos fazer buscas nesse novo raio, de terra firme e alagada. É uma linha de trajeto da aeronave até o local do impacto”.

Investigação

No dia 11, investigadores do Sétimo Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa VII), órgão regional do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), realizaram a ação inicial com o objetivo de coletar dados, fotografar cenas, retirar partes da aeronave para análise, reunir documentos e ouvir relatos de pessoas que possam ter observado a sequência de eventos.

A investigação realizada pelo Cenipa tem o objetivo de prevenir que novos acidentes com as mesmas características ocorram.

No Instituto Médico Legal (IML), parentes de uma das vítimas do acidente aéreo teriam ido ao órgão para tentar ajudar no processo de identificação, o que não foi possível devido à gravidade dos ferimentos. Exames de sangue e do fêmur ajudarão na identificação dos corpos.

Dois corpos

A aeronave desapareceu após decolar do aeródromo em Novo Aripuanã. A operação é coordenada pelo Salvaero Amazônico, unidade da Força Aérea Brasileira responsável por coordenar buscas aéreas na região Norte. O translado dos corpos foi feito por um avião fretado por uma funerária particular.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *