Nova sede do Depca funcionará 24h e no Morada do Sol

Nova sede do Depca funcionará 24h e no Morada do Sol

Nova sede do Depca funcionará 24h e no Morada do Sol, conforme anunciou hoje o secretário de Segurança Pública, coronel Louismar Bonates. Foto: Alailson Santos/ PC-AM

O secretário de Segurança Pública, coronel Louismar Bonates, antecipou neste sábado (18), durante coletiva de imprensa da Operação Araceli, melhorias no trabalho de proteção às crianças e adolescentes vítimas de violência.

A Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (DEPCA), responsável pela investigação dos casos, vai ganhar nova casa e passará a funcionar no conjunto Morada do Sol, bairro Aleixo, zona Centro-Sul de Manaus. A mudança foi determinada pelo governador Wilson Lima.

Nova sede

De acordo com o secretário, uma das maiores preocupações do governador é com a segurança das crianças e adolescentes, que são indefesas e merecem atenção redobrada.

“Uma delegacia grande, com todo ambiente necessário para que as pessoas possam denunciar e serem atendidas. A delegacia funcionará 24 horas por dia e vai, com certeza, intensificar as ações da polícia para combater de forma firme os crimes desta natureza”, afirmou.

Celeridade

A delegada Joyce Coelho, titular da DEPCA, disse que a decisão do governador representa um avanço e vai trazer mais celeridade aos processos e melhores condições para atender as vítimas de abusos e outros crimes.

“É um avanço muito grande na proteção da criança. A estruturação do prédio vai propiciar também que a gente estruture na questão do material humano, para atender nossas vítimas com maior qualidade. Então estamos muito felizes, não só a delegacia especializada, como a rede de proteção da criança e adolescente, por esse anúncio”, disse.

Público e necessidade

A determinação do governador Wilson Lima é que a nova DEPCA ofereça um ambiente adequado às necessidades do público infantojuvenil, atendido na unidade policial especializada.

As novas instalações irão abrigar uma brinquedoteca, auditório e registro de ocorrência privativo, além dos serviços já esperados de uma unidade policial, como cartório, setor de identificação, conforto, depósito de material apreendido e salas dos delegados.

Veja também
2 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. ELIETE DA SILVA RIBEIRO disse:

    Esse prédio era esperado pela comunidade atendida prlo 16 dip, qie diga se de passagem é o único que não possui espaço próprio e funciona em duas salas há alguns anos aguardando a sede da Morada do Sol ficar pronta. Qual será o prédio do 16 dip? Além do mais a população maior da depca é a população que depende de transporte urbano os quais não adentram aquela área do Morada do Sol… isso será uma forma de dificultar o acesso das vítimas.

  2. ELIETE DA SILVA RIBEIRO disse:

    Descobrir um santo pra cobrir outro… e mal coberto. Será que transferir o prédio construido pra funcionar o 16 dip pra depca de última hora só pra anunciar mudanças na semana em que se enfatiza a proteção das crianças vítimas sem nenhum planejamento e colocar essa proteção em área nobre é proteção efetiva? Essa proteção está sendo ampliada ou dificultada? Que pensam os cidadãos que precisam dos serviços, não os políticos, pra esses ñ vale a pena perguntar.