
André foi preso em cumprimento de mandado de prisão em razão de sentença condenatória pelo homicídio do próprio irmão. Foto: Alailson Santos/ PC-AM
A Polícia Civil do Amazonas, representada pelo delegado Paulo Martins, titular da Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS), apresentou, na tarde desta segunda-feira (29), André Pena Rodrigues, 29.
O homem foi preso em cumprimento de mandado de prisão em razão de sentença condenatória pelo homicídio do próprio irmão, Augusto Pena Rodrigues que tinha 33 anos.
Segundo Paulo Martins, André chegou a ser preso em 2013 e passou a responder a pena no regime semi-aberto. No entanto, por não cumprir as medidas impostas a ele, o juiz Mauro Moraes Antony da 3ª Vara do Júri, no dia 11 de outubro de 2018 expediu o mandado em nome do infrator.
Na ocasião, André chegou a empreender fuga e se esconder em Careiro da Várzea, município distante 25 quilômetros em linha reta da capital, mas retornou para Manaus.
Conforme Martins, André foi preso na manhã do dia 22 de abril, na casa de outro irmão dele, situada no bairro Jorge Teixeira, zona leste da cidade.
“Nós fizemos uma diligência na semana santa, chegamos na casa desse outro irmão dele, cercamos a residência e o infrator não esboçou reação pois sabia que estava devendo para a Justiça. Na ocasião, ele ainda tentou dar um nome falso para equipe, mas nós já sabíamos que de fato ele era o André e não teve outra circunstância a não ser se entregar” explicou.
A autoridade policial ressaltou que o crime ocorreu na madrugada do dia 26 de junho de 2013, na rua São Francisco no bairro Cidade de Deus, zona norte. Na ocasião André e Augusto estavam ingerindo bebida alcoólica e faziam o uso entorpecente, quando em determinado momento os irmãos acabaram discutindo.
“Constatamos que o motivo seria por entorpecentes. André utilizou um pedaço de pau para agredir Augusto que imediatamente veio à óbito no local”, relatou.
Ao término dos procedimentos cabíveis na unidade policial, André será conduzido ao Centro de Detenção Provisória Masculino (CDPM), no KM 8 da rodovia federal BR-174, onde irá ficar à disposição da Justiça.
Em depoimento, André disse que matou Augusto à pauladas após o irmão chegar embriagado em casa e os dois iniciarem uma briga. Para se livrar do cadáver, André afirmou que jogou o corpo do irmão dentro do poço e tentou cobrir o buraco utilizando barro.
O homem também confessou que ele e o irmão consumiam drogas e que tinham um relacionamento conturbado. André declarou que o irmão o espancava constantemente e que era forçado por Augusto a cometer delitos com o objetivo de conseguir entorpecentes.
Veja mais notícias em Cidade