08/AGO 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

FVS imunizou 500 pessoas contra H1N1 e 200 contra sarampo em programação alusiva ao Dia Mundial da Saúde

Publicado em 08 de abril, 2019

Atividade foi realizada em centro de compras na Zona Norte, neste domingo. Foto: Divulgação

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) realizou, neste domingo (7), uma programação especial de saúde e bem-estar no Sumaúma Park Shopping, zona norte, em comemoração ao Dia Mundial da Saúde, celebrado no dia 7 de abril. Durante o evento, foram imunizadas 500 pessoas do grupo prioritário contra H1N1, e outras 200 crianças menores de 5 anos foram vacinadas contra o sarampo.

Quem aprovou a iniciativa da FVS foi a empresária Layra Taveira, grávida de 8 meses, que aproveitou para ser imunizada contra H1N1. “Estive com a agenda lotada nessa reta final da gravidez, e eu realmente estava evitando unidades de saúde lotadas com gente doente. Quando soube da ação, não tive dúvida de ser vacinada, porque sei que elas são excelentes para evitar a doença, e é isso o que eu quero”, comemorou.

Para a dona de casa Marília Fernandes, mãe do pequeno Arthur Victor, de 8 meses, a ida ao shopping neste domingo foi diferente. “Eu moro aqui na Cidade Nova, e durante a semana fui informada do evento nesse domingo. Preparei o Arthur para ser vacinado contra o sarampo. Ele chorou só um pouquinho hoje, para não chorar no futuro doente. Como dizem aqui: vacinar é proteger”, disse, mostrando o certificado de coragem da criança.

Segundo a coordenadora do Grupo Técnico de Integração da FVS, Raquel Tapajós, a atividade foi idealizada para promover a prevenção por meio da vacina. “Através da mobilização social e da educação em saúde, utilizamos esse espaço para falar sobre a importância das vacinas para evitar doenças. Elas são excelentes instrumentos na proteção individual”, avaliou.

A coordenadora estadual do Programa de Imunização da FVS, Izabel Nascimento, explicou que o calendário vacinal contempla o esquema de vacinação para crianças, adolescentes e adultos. “Apesar de ser ofertada gratuitamente nos serviços públicos de saúde, nos últimos anos percebemos a diminuição da adesão, por isso precisamos buscar espaços para divulgar que vacinar é a principal forma de prevenção dessas doenças”, ponderou.

 A ação aconteceu no espaço reservado no segundo piso do shopping, localizado na avenida Noel Nutels, 1.762, Cidade Nova, zona norte de Manaus.

 Dia Mundial da Saúde

A data de 7 de abril foi estabelecida pela Assembleia Mundial da Saúde, em 1948, com o objetivo de conscientizar a população a respeito da qualidade de vida e dos diferentes fatores que afetam a saúde populacional. Essa data foi estabelecida para coincidir com a data de fundação da Organização Mundial da Saúde.

Veja mais notícias em Cidade

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.