02/AGO 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Confira programação completa do Festival de cinema ‘Olhar do Norte’

Publicado em 03 de abril, 2019

Foto: Divulgação / Manauscult

Uma imersão no universo do cinema é o que propõe o festival de cinema “Olhar do Norte” que traz uma programação intensa de atividades marcadas para acontecer de 12/4 a 15/4, no Les Artistes Café Teatro. Durante quatro dias, o público poderá conferir 22 filmes que serão exibidos gratuitamente, além de mesas-redonda, bate-papo, oficinas e troca de conhecimento. O evento, que chega à sua 2ª edição, conta com o apoio da Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult). 

“Criamos o festival como uma forma de estimular a produção audiovisual na região, por meio da troca de conhecimentos com pessoas experientes da área e convidados vindos de outros estados do país. Os ministradores das oficinas, Ismara Antunes e João Gabriel Riveres, são profissionais que conhecemos e que irão repassar bastante conhecimento aos participantes. Estamos contentes em proporcionar essa experiência”, disse Diego Bauer, um dos criadores do evento.

Nos dias 12 e 13, Ismara Antunes ministrará a oficina“Assistência de Direção para Cinema” e, nos dias 14 e 15, João Gabriel Riveres assumirá a oficina de “Pós-produção e Fluxo de Trabalho”. Os profissionais irão proporcionar conhecimentos técnicos e práticos aos que estiverem presentes durante o encontro. As vagas já estão esgotadas.

Os filmes em exibição trazem produções do Amazonas, Pará, Tocantins, Pernambuco, Maranhão, Distrito Federal, Minas Gerais, São Paulo, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Todas as atividades de bate-papo contarão com a participação de membros do site Cine Set, e são abertas ao público com entrada gratuita.

Mostra competitiva

Sete curtas-metragens fazem parte da Mostra Norte, que é competitiva. Eles serão avaliados pelo júri formado pela diretora Elen Linth, o professor Antônio José Vale da Costa, e a professora Luiza Azevedo.

Os jurados irão definir premiados nas seguintes categorias: Melhor Filme, Melhor Direção, 2 Prêmios de Atuação, Melhor Roteiro, Melhor Direção de Fotografia, Melhor Montagem, Melhor Direção de Arte, Melhor Som. Soma-se a estes o prêmio de Melhor Filme Escolha do Público, que será definido pela audiência durante as sessões.

Debates e convivências

O crítico da revista Cinética, Juliano Gomes, será o mediador dos debates dos filmes de abertura, encerramento e da Mostra Norte. Diretor, ensaísta e professor, Gomes acumula participações nos principais festivais do Brasil, com publicações em veículos como Folha de São Paulo, Revista Piauí, Revista Filme & Cultura, além da Cinética, em que escreve desde 2008.

PROGRAMAÇÃO:

DIA 12

MANHÃ – 8h – Les Artistes Café Teatro

Oficina de Assistência de direção com Ismara Antunes

NOITE – 19h – Les Artistes Café Teatro

Cerimônia de Abertura

Entre Parentes – Dir. Tiago de Aragão – DF

Filme de Abertura: A Terra Negra Dos Kawa – Dir. Sérgio Andrade

NOITE – 22h – Curupira (Av. 7 de setembro, 1710 – Centro)

Festa de Abertura

DIA 13

MANHÃ – 8h – Les Artistes Café Teatro

Oficina de Assistência de direção com Ismara Antunes

TARDE – 14h – Les Artistes Café Teatro

Bate-Papo com Sérgio Andrade e Juliano Gomes sobre A Terra Negra dos Kawa.

TARDE – 16h – Les Artistes Café Teatro

Mostra André Novais Oliveira 1

Quintal – Dir. André Novais Oliveira

Ela Volta Na Quinta – Dir. André Novais Oliveira

NOITE – 19h – Les Artistes Café Teatro

Mostra Norte 1

BR 319: Bem-Vindo à Realidade – Dir. Gustavo Faleiros – AM

A Goteira – Dir. Bernardo Ale Abinader – AM

A Estranha Velha que Enforcava Cachorros – Dir. Thiago Moraes – AM

Do Outro Lado – Dir. Ricardo Brito – TO

Mostra Outros Nortes 1

Estamos todos aqui – Dir. Chico Santos e Rafael Mellim – SP

Aquarela – Dir. Thiago Kistenmaker e Al Danuzio – MA

Papa-Figo – Dir. Alex dos Santos Reis – SP

Afronte – Dir. Bruno Victor e Marcus Azevedo – DF

DIA 14

MANHÃ – 8h – Les Artistes Café Teatro

Oficina de pós-produção e fluxo de trabalho com João Gabriel Riveres

MANHÃ – 11h – Les Artistes Café Teatro

Bate-papo “Filmes de Plástico – dos curtas aos festivais internacionais”, com o produtor Gabriel Martins, da Filmes de Plástico

TARDE – 14h – Les Artistes Café Teatro

Debate dos filmes da Mostra Norte 1

 

TARDE – 16h – Les Artistes Café Teatro

Mostra André Novais Oliveira 2

Temporada – Dir. André Novais Oliveira

NOITE – 19h – Les Artistes Café Teatro

Mostra Norte 2

Vila Conde – Dir. Rômulo Souza – AM

Covato – Desenterre seus segredos – Dir. Emanoel Franklin – PA

Zana – Dir. Augustto Gomes – AM

 

Mostra Outros Nortes 2

Peripatético – Dir. Jéssica Queiroz – SP

Catadora de gente – Dir. Mirela Kruel – RS

Apenas o que você precisa saber sobre mim – Dir. Maria Augusta – SC

Peixe, Pizza e Picaretas – Fish Head – Dir. Maynard Stuart Farrell – SP

DIA 15

MANHÃ – 8h – Les Artistes Café Teatro

Oficina de pós-produção e fluxo de trabalho com João Gabriel Riveres

 

MANHÃ – 11h – Les Artistes Café Teatro

Bate-papo “Métodos de produção e distribuição de curtas-metragens”, com o produtor Gabriel Martins, da Filmes de Plástico

TARDE – 14h – Les Artistes Café Teatro

Debate dos filmes da Mostra Norte 2

NOITE – 18h – Les Artistes Café Teatro

Nova Iorque – Dir. Léo Tabosa – PE

Filme de Encerramento: Inferninho – Dir. Guto Parente e Pedro Diógenes

NOITE – 20h – Les Artistes Café Teatro

Cerimônia de Premiação

NOITE – 22h – Basquiat (Rua Silva Ramos, 170 – Centro)

Festa de Encerramento

DIA 16

MANHÃ – 10h – Palácio da Justiça (local a definir)

Bate-papo com Pedro Diógenes e Juliano Gomes sobre Inferninho

SERVIÇO

O QUÊ: II Festival de cinema Olhar do Norte

QUANDO: 12 a 15 de abril

LOCAL: Les Artistes Café Teatro – Avenida Sete de Setembro, nº 377 – Centro

Veja mais notícias em Entretenimento

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.