Plínio Valério pede segurança jurídica para a Zona Franca de Manaus

Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado

O senador Plínio Valério (PSDB) usou a tribuna em Plenário, nesta quarta-feira (27), para reclamar da diminuição dos incentivos fiscais concedidos à Zona Franca de Manaus (ZFM). Segundo o parlamentar, o governo tem reduzido os incentivos às fábricas instaladas no Polo Industrial de Manaus (PIM) ao passo que diminui os impostos, beneficiando outras regiões do País.

O Decreto nº 9.514, de 2018, que diminui para 8%, a partir de junho, a alíquota incidente do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), por exemplo, afeta substancialmente as fábricas de bebidas instaladas na ZFM, uma vez que beneficia empresas fora da região. A competitividade, consequentemente, acaba se igualando e os produtos produzidos no Polo Industrial ficam sem vantagens comparativas.

Nesse cenário, o parlamentar afirmou que, apesar de a Zona Franca estar prevista em lei até 2073, ela está à mercê de “uma canetada”. Falta segurança jurídica, afirmou. “A Zona Franca está em lei. Ninguém pode acabar com a Zona Franca até 2073. Mas, quando falo acabar, quero dizer mexer, tocar, canetar, dizer o que nós temos de fazer. Não pode! Nós devemos dizer o que é bom para nós”, disse.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *