08/AGO 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

SSP-AM realiza treinamento em solo para capacitar pilotos e mecânicos do sistema de segurança

Publicado em 26 de março, 2019

O curso tem o objetivo de aperfeiçoar os servidores sobre o desempenho, limitações, estrutura, comandos de voo e sistema de combustível a fim de atingir o grau de segurança necessário para a operação com a aeronave modelo esquilo.Foto: Divulgação

Inicia nesta quarta-feira (27) o curso Ground School realizado pelo Departamento Integrado de Operações Aéreas (Dioa), da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM). O curso de capacitação e aperfeiçoamento tem duração de 35 horas e vai fornecer treinamento em solo dinâmico, com procedimentos normais e de emergência para 25 servidores, entre pilotos e mecânicos do sistema de Segurança Pública.

A abertura do curso ocorrerá na Delegacia Geral da Polícia Civil, localizada na avenida Pedro Teixeira, Dom Pedro, zona centro-oeste, às 8h. De acordo com o coordenador do curso e responsável pelo Dioa, tenente-coronel Bombeiro, Helliton Silva, depois da abertura, as aulas serão ministradas no hangar da SSP-AM, que fica no hangar Araras, no Aeroclube, bairro Parque das Laranjeiras, zona centro-sul.

Voos

O curso tem o objetivo de aperfeiçoar os servidores sobre o desempenho, limitações, estrutura, comandos de voo e sistema de combustível a fim de atingir o grau de segurança necessário para a operação com a aeronave modelo esquilo. O treinamento em solo vai abordar todos os sistemas, todos os comandos de voo e funcionalidades do helicóptero para capacitar o piloto nos procedimentos de manobras e preparo técnico.

Instrutor

“O instrutor do curso será Silvio Luiz Frank, qualificado como instrutor técnico da Helicópteros do Brasil. Ao final do curso, os alunos serão submetidos a avaliação individual com questões de múltipla escolha e, após aprovação, receberão um certificado”, informou.

De acordo com o coordenador do Dioa, a qualificação dos profissionais é um benefício para a população, que ganhará com melhoria dos serviços. “Ao final do curso, a tripulação vai ficar muito mais segura e atualizada, confiante nas ações que precisam ser realizadas a bordo e, com isso, as operações aéreas de segurança pública terão muito mais eficácia”, afirmou o tenente-coronel.

Veja mais notícias em Cidade

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.