27/JUL 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

PGE dá posse a novos procuradores do Estado na próxima quarta-feira

Publicado em 17 de março, 2019

Foto: Arquivo

A equipe de procuradores da Procuradoria Geral do Estado (PGE-AM) vai ser ampliada, ainda neste mês, com a posse de dois novos reforços. Os advogados Mateus Severiano da Costa, 26, e Henri Dhouglas Ramalho, 28, vão ser empossados no cargo de procuradores do Estado, na próxima quarta-feira (20), às 11h30, no auditório da PGE-AM (rua Emílio Moreira, nº 1.308, Praça 14 de Janeiro, zona Sul).

Além dos procuradores da própria PGE-AM, o evento contará, também, com a participação de autoridades dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário do Amazonas, dentre outros convidados. “Com a posse dos novos procuradores, a PGE-AM ganhará reforço em toda a equipe que atua em defesa dos interesses do Estado, dando mais celeridade aos processos”, afirmou o procurador-geral do Estado, Alberto Bezerra de Melo.

Com a posse de Mateus Severiano e Henri Dhouglas – ambos aprovados no concurso público realizado em 2016 -, a PGE-AM passará a ter em seu quadro profissional 93 procuradores do Estado ativos. Além deles, há outros 27 procuradores inativos.

O procurador é um advogado que representa o Estado, judicial ou extrajudicialmente. Ele atua na elaboração de defesas e presta assessoria jurídica a todas às atividades do Estado, avaliando se todos os procedimentos estão de acordo com a legislação.

Biografia

O amazonense Mateus Severiano da Costa, 26, nasceu em Manaus, onde obteve a graduação em Direito pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e também a especialização em Direito Administrativo. Ele começou a carreira como estagiário na 2ª Vara Criminal da Justiça Federal do Estado do Amazonas.

Mateus foi também servidor efetivo do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), ocupando o primeiro cargo público aos 20 anos de idade. No TJAM, ele atuou na 3ª Vara Especializada em Crimes de Uso e Tráfico de Entorpecentes. Em seguida, ele trabalhou como procurador do Estado do Mato Grosso, atuando, também, junto à Subprocuradoria-Geral de Aquisições e Contratos.

Mateus participou, ainda, da coordenação das atividades da unidade setorial da Procuradoria dentro da Secretaria de Estado de Educação do Mato Grosso. “Ser advogado público é defender a cidadania, a justiça e o Estado, combatendo as indevidas patologias administrativas. Busca-se, sempre, entregar resultados juridicamente viáveis em parceria com os gestores públicos. Ter a oportunidade de defender o patrimônio do meu Estado de origem é uma honra e, com este senso de gratidão, buscarei entregar meus melhores préstimos ao cidadão e ao Estado do Amazonas”, afirmou o amazonense.

Nascido em Bragança Paulista, no interior de São Paulo, Henri Dhouglas Ramalho, 28, é graduado em Direito desde 2013, pela Universidade São Francisco (SP). Especialista em Direito Público pela faculdade Damásio de Jesus (SP), ele já exerceu o cargo de procurador do município de Bragança Paulista entre 2014 e 2018.

Também ocupou, em 2017, o cargo de secretário municipal de Assuntos Jurídicos e ainda exerceu o cargo de procurador do município de São José dos Campos (SP), entre 2018 e 2019. Para Henri Dhouglas, a posse no cargo de procurador representa a realização de um sonho pessoal. “Espero poder contribuir, com muita dedicação e empenho, ao lado de colegas que colocaram a Procuradoria Geral do Estado em posição de referência nacional, na representação do Amazonas”, declarou.

Veja mais notícias em Cidade

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.