Força Nacional ficará mais 60 dias em Manaus, segundo Sergio Moro

Militares da Força Nacional estão no Estado desde janeiro de 2017, quando ocorreu a chacina do Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj), na virada do ano.Foto: Arquivo

Foi prorrogada por mais 60 dias o uso da Força Nacional em Manaus, segundo decisão do Ministério da Justiça e Segurança Pública publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira (11).

Os militares continuarão atuando nos perímetros externos do Sistema Penitenciário do Estado do Amazonas. Eles estão no Estado desde janeiro de 2017, quando ocorreu a chacina do Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj), na virada do ano.

O diretor da Força Nacional de Segurança Pública (FNSP), coronel Antônio Aginaldo de Oliveira, esteve no sábado (9) na capital, onde realizou uma visita de inspeção ao contingente que atua na região.

CDPM

Ele foi recebido pelo secretário-executivo adjunto da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), tenente-coronel André Luiz Barros Gióia, no Centro de Detenção Provisório Masculino (CDPM II), no KM 8 da BR-174.

Oliveira é policial militar do Estado do Ceará e assumiu a direção da Força Nacional no dia 2 de janeiro deste ano a convite do ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, e do secretário Nacional de Segurança Pública, general de Exército Guilherme Theófilo.

No encontro deste sábado, Oliveira apresentou-se ao efetivo de 35 homens da Força Nacional que atua em Manaus. Segundo o diretor da Força Nacional, a reunião com os militares visa sentir o dia a dia da tropa junto com os agentes de socialização das empresas cogestoras e da Seap.

Suporte

“O efetivo está dando o suporte ao sistema penitenciário do Amazonas há dois anos e precisamos nos interar, conhecer os locais de atuação e nos atualizar sobre os procedimentos. Estamos adquirindo uma grande experiência na questão do auxílio, cooperação e ajuda do sistema penitenciário nos âmbitos federal e estadual”, explicou Oliveira.

Atualmente, os militares da Força Nacional estão espalhados em todo o Brasil. Desde que assumiu o cargo de direção, Oliveira tem se dedicado a visitar pessoalmente as tropas que estão em operações, inclusive as situadas em áreas de fronteira.

Força Nacional

“As viagens são importantes para transmitirmos aos policiais que estão longe de Brasília, o processo, a dinâmica e os objetivos do Ministério da Justiça, da Secretaria Nacional de Segurança Pública e da própria Força Nacional”, explicou.

De Manaus, o coronel Antônio Aginaldo seguiu para o município de Tabatinga (a 1.106 quilômetros de Manaus), onde a Força Nacional realiza o trabalho de cooperação com a Polícia Federal. “Um dos objetivos do novo governo é fortalecer a fiscalização, o policiamento e a segurança das fronteiras do Brasil”, afirmou.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *