TAMIFLU Ministério da Saúde envia 60 mil comprimidos contra H1N1

Os medicamentos foram enviados pelo Ministério da Saúde para reforçar os estoques das unidades. A Susam já havia disponibilizado 49 mil comprimidos à rede. Foto: Arquivo

Começa nesta sexta-feira (1) a distribuição de 60 mil comprimidos do antiviral Tamiflu, medicamento indicado para o tratamento de pessoas com o diagnóstico confirmado para H1N1. A ação é coordenada pelo Comitê Intersetorial criado pelo Governo do Amazonas.

Os medicamentos foram enviados pelo Ministério da Saúde para reforçar os estoques das unidades. A Secretaria de Estado de Saúde (Susam) já havia disponibilizado 49 mil comprimidos à rede.

Ações

Na primeira reunião realizada nessa quinta-feira (1), a coordenadora do comitê e diretora-presidente da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), Rosemary Costa Pinto, propôs uma ação educativa junto a estabelecimentos como shoppings, supermercados e bancos, a fim de incentivar os responsáveis a oferecerem aos seus clientes e frequentadores álcool em gel e melhor higiene nas suas dependências. Representantes do estado e do município irão se reunir nesta sexta-feira, na sede da FVS, para montar o plano de trabalho para esta ação.

O governador em exercício e secretário estadual de Saúde, Carlos Almeida Filho, afirmou que o trabalho em conjunto dos órgãos dará a agilidade necessária para a execução das ações de enfrentamento ao H1N1.

“Já nesta data houve a reunião do comitê, onde as políticas que devem ser tratadas para o enfrentamento desta questão, que é importante e de interesse nacional, possam ser implementadas com a devida urgência”, declarou Carlos Almeida.

Campanha

De acordo com a diretora-presidente da FVS, a campanha vai disponibilizar em todo o estado 1.535 postos de vacinação, com a atuação de mais de 4 mil profissionais.

Em reunião com o governador do Amazonas, Wilson Lima, na quarta-feira (27), o ministro da Saúde, Luiz Mandetta, prometeu antecipar de abril para a segunda quinzena de março a campanha de vacinação no Estado. Segundo Rosemary, a população alvo para ser imunizada no Amazonas é de 1.115.581 pessoas.

 

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *